Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Governo do Pará é homenageado com Mérito Industrial na FIPA 2019

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/05/2019 12h15

O governador Helder Barbalho é o grande homenageado da XIV edição da Feira da Indústria do Pará (FIPA 2019), que ocorrerá entre os dias 15 e 18 deste mês, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Já na abertura do evento, na noite desta quarta-feira (15), ele será condecorado com a medalha do Mérito Industrial Simão Miguel Bitar, destinada a personalidades, organizações e instituições públicas, que tenham distinção por obras dedicadas ao bem público, com prestação de relevantes serviços à indústria paraense. Cerca de 70 estandes, com mais de 100 expositores, estarão reunidos em quatro dias de Feira.

O Governo do Estado participa com 11 secretarias e órgãos estaduais que investem, dentro de suas especificidades, em ações de fomento ao setor produtivo. São elas as secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedeme), de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), de Turismo (Setur), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), e órgãos como a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado (Codec), Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), Junta Comercial do Pará (Jucepa), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará),Espaço São José Liberto e ainda o Banpará. O Estado tem parcerias do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB Pará) e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA

Os trabalhos das pastas econômicas do Executivo estadual serão abertos com a exibição do vídeo institucional do Governo do Estado sobre as potencialidades e oportunidades de negócios presentes no território paraense, a ser apresentado no estande institucional, ainda na noite de abertura da Feira. A partir de então e até o encerramento da Fipa, no sábado (18), profissionais das mais diversas formações, que trabalham no Governo, como economistas, administradores, geólogos, engenheiros de produção, entre outros, farão atendimentos diretos ao público, prestando esclarecimentos e informações sobre as cadeias econômicas paraenses, com destaque para pecuária sustentável, manejo florestal, produção e verticalização do cacau e açaí, turismo e gastronomia, verticalização mineral, entre outras.

Os técnicos do Estado também estarão à frente de uma programação técnica com palestras e rodas de conversas voltadas para o aprimoramento, tanto de trabalhadores da indústria, quanto de representantes de setores da economia. Na quinta-feira, das 14h às 20h, haverá palestras proferidas por servidores da Sedeme sobre "Oportunidades de Negócios no Estado do Pará", "Incentivos Fiscais", "Crédito do Produtor - Fomento para a Indústria", entre outros tópicos.

A chamada Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é o tema da FIPA 2019 que mostrará algumas das tecnologias para automação e controle nos processos industriais. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Iran Lima, a FIPA já é um espaço de referência que possibilita que o setor produtivo em geral "conheça, avalie e por que não, adote avanços que o auxiliem no aumento da produtividade e na solução de problemas específicos de suas empresas e empreendimentos", observou Iran Lima.

Presentes na FIPA, os empreendedores mobilizados pelas iniciativas do Espaço São José Liberto, instituição que compõe o organograma da Sedeme, vão expor e comercializar produtos como artesanatos, acessórios de moda e joias.

O Espaço São José Liberto é gerenciado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia que tem como finalidade fomentar o desenvolvimento dos setores criativos como gemas, joias, moda, artesanato com ênfase no desenvolvimento econômico da gestão do ciclo de design e apoio à criação, produção e comercialização.

Confira a programação completa das palestras da Sedeme na FIPA 2019:

Quinta, 16 de maio

14h – Incentivos Fiscais no Estado do Pará, sala 5, com Marília Amorim.
14h – O papel do crédito no fomento, sala 9, com Dalila Alves.
15h – O crédito como ferramenta de desenvolvimento econômico, sala 9, com Cindy Ornela.
20h – Oportunidades de negócios no Estado do Pará, sala 4, com Lourival Ribeiro Júnior /Célia dos Anjos.
20h – Crédito do Produtor: Fomento para a indústria, sala 5, com Mauro Rodrigues Barbalho
20h – Comércio exterior e câmbio – Produtos e serviços para fechar bons negócios, sala 9, com Gisele Neves Vicente.   

Sexta, 17 de maio

14h – O cooperativismo como alternativa de desenvolvimento econômico, sala 4, Ernandes Raiol da Silva.
14h -  Ambientes de inovação (e colaboração) para o desenvolvimento sustentável na Amazônia: o caso do PCT, sala  10, com Rodrigo Quites Reis e Milkson Ferreira Campelo.
20h – Desburocratização do Registro de Empresa, sala 4, com Fernando Velasco Breno  Cardoso.

SERVIÇO FIPA 2019: A 14ª Edição da Feira das Indústrias do Pará acontece de 15 a 18 de maio no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, de 17h às 22h.