Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo entrega escola reformada e ampliada em Primavera

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/05/2019 16h32

Na manhã desta sexta-feira (17), o governador do Estado, Helder Barbalho, reinaugurou a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Lobato, em Primavera, região bragantina. A unidade de ensino foi reformada e ampliada com recursos de mais de R$ 1.700 milhão, que foram financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid).

Com 1.252 alunos, a escola atende estudantes do ensino fundamental, médio regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação especial, sendo a mais importante da rede estadual localizada no município.

Professor da escola desde 2007, Elcine Alexandre, diz que a comunidade está muito feliz em receber a unidade de ensino reformada, digna e confortável para que possam trabalhar e dar o resultado que a educação merece no Estado. “Na verdade, reformas essa escola já teve várias, no entanto, esse processo nunca foi levado a sério, já que muitas foram malfeitas. Hoje, podemos dizer que temos de fato uma escola de qualidade, que é o que realmente a comunidade merece”, ressaltou.

Após as obras de reforma e ampliação, a escola está totalmente modernizada com 11 salas de aula, salas de leitura, multiuso e de educação física, laboratório de informática e multidisciplinar, espaço de recreio coberto, cantina e secretaria. A unidade também conta com sala de diretoria e professores, sala de pedagogia, quadra poliesportiva, além de outros espaços de convivência. A escola passa a contar, também, com caixa d’água e quadra coberta.

A aluna Larissa Damasceno, do segundo ano do ensino médio, disse que a nova unidade está “linda, vai ajudar muito a gente e é um sonho realizado”. A estudante contou que a escola antiga não tinha quadro, cadeira e a estrutura era insuficiente para o ensino. “É uma grande conquista e eu espero que os alunos respeitem esse local que o governador está entregando, pois só a gente que ganha. O passado ficou para trás, é tudo novo, tudo lindo”, afirmou.

Espera – A inauguração era muito esperada pela comunidade do município de Primavera. No ano passado, os alunos tiveram apenas 80 dias letivos, menos de 50% do tempo pedagógico necessário, em função das obras. Agora, um plano de reposição de aulas referentes aos meses de março e abril vai ser colocado em prática.

Para a prefeita de Primavera, Renata Sousa, a entrega da escola, devidamente reformada, “foi um grande passo que o governador deu para os alunos do município, já que esse era um dos principais anseios da comunidade, e sonho de pais e alunos da Manoel Lobato”.

Estiveram presentes na inauguração, além do governador do Estado, Helder Barbarbalho; a secretária de Estado de Educação, Leila Freire; o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Daniel Santos, a deputada estadual Renilce Nicodemos, o deputado estadual Antônio Tonheiro, a prefeita de Primavera, Renata Sousa, além de outras autoridades.

Entregas – A secretária Leila Freire destacou a importância de entregar locais equipados e completos para atender o corpo discente e docentes. “A partir de segunda-feira, os alunos retomam esse espaço, vão ter as aulas, a equipe de professores está completa e esperamos que seja um tempo de sucesso. Todas as escolas que o governador está entregando estão totalmente equipadas, criando ambiência construtiva para oferecer uma educação de qualidade para os professores, corpo administrativo e aos alunos”, disse.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Lobato é a nona inaugurada pelo governo do Estado somente este ano. O chefe do Poder Executivo Estadual conheceu os 33 espaços e se comprometeu a continuar os investimentos no Pará, com vistas a melhorar os indicadores do Estado.

Helder Barbalho ressaltou que uma das prioridades da sua gestão é investir na educação, para reconstruir o que é um direito da população, e que o futuro do Estado é a partir da transformação por meio da educação. “Fortalecer, garantir direitos e assegurar investimentos para que os nossos alunos possam receber um bom ensino. Que possamos fazer com que os estudantes sejam o futuro do Pará , para isto, as escolas estão sendo reconstruídas e novas escolas sendo construídas e entregues”, finalizou.