Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BRAGANÇA

Estado assume compromisso de reconstruir estátua de São Benedito

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/05/2019 13h39

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura do Pará (Secult) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), em parceria com a prefeitura municipal de Bragança, assumiu na manhã desta terça-feira (28), o compromisso de devolver à cidade bragantina a estátua de São Benedito – um dos monumentos mais importantes da Pérola do Caeté – que desabou na segunda (27), causando grande comoção entre moradores da região.

A decisão foi anunciada nesta terça, no mirante de São Benedito, durante uma coletiva que contou com a presença da secretária de Cultura, Ursula Vidal, do secretário de Obras, Ruy Cabral, do prefeito do município, Raimundo Nonato, e da ex-deputada federal Simone Morgado, que nasceu na cidade e é responsável pela emenda que garantiu recursos para a construção da imagem do santo, em 2009. O símbolo religioso e cultural já faz parte dos aspectos simbólicos presentes na festa da Marujada, que completa 221 anos, agora em 2019.

Para o prefeito Raimundo Nonato, o suporte emergencial para a reconstrução do monumento, determinado pelo governador Helder Barbalho, é de extrema importância, já que “o patrimônio tem relevância para todos os paraenses”, afirmou o gestor.

A seleção da imagem será feita por meio de um edital artístico, desenvolvido pela Secult, que submeterá as três melhores obras apresentadas por artesãos paraenses à escolha da população de Bragança. “Vamos desenvolver uma ampla campanha de educação patrimonial, durante este processo de participação popular, que vai escolher o protótipo da imagem a ser reproduzido em escala de monumento. Bragança já respira cultura e a cidade tem nos ensinado, por meio de sua gente e sua fé, a valorizar sua memória, sua história e suas práticas culturais", explicou Ursula Vidal.

A segunda etapa será executada pela Secretaria de Obras. “O objetivo é que a nova estátua seja inaugurada no período da Marujada, em dezembro. Não vamos medir esforços para garantir que a entrega seja feita neste momento tão importante para a cultura e para a devoção dos bragantinos", afirmou o secretário Ruy Cabral.