Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Núcleo da Sejudh em Paragominas oferece carteira de trabalho e RG gratuitos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/05/2019 23h21

Moradores do município de Paragominas, no sudeste paraense, já dispõem dos benefícios do núcleo regional da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), para emissão gratuita de carteiras de identidade e de trabalho. O núcleo foi inaugurado nesta sexta-feira (24), com as presenças do governador do Pará, Helder Barbalho; do prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, e de outras autoridades estaduais e municipais. Ainda no município, o chefe do Executivo visitou a feira de agronegócios Show Agro, um dos maiores eventos do setor na região.

Há cerca de três anos, a população do município precisava procurar pelos dois documentos em municípios próximos ou na capital, Belém. Marinaldo Neves, um dos primeiros a tirar a carteira de trabalho hoje, ressaltou a importância do núcleo no município e seus benefícios para a população. "Esse núcleo vem pra facilitar nossa vida. Hoje, aqui por causa da carteira de trabalho, que há três anos não é tirada no município. Quando a gente precisa, tem que viajar pra outra cidade. A gente não tem nem pra pagar as taxas, imagina pra ir a outro lugar", disse o autônomo.

A instalação do núcleo da Sejudh é uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de garantir à população o acesso a serviços de cidadania, principalmente para quem procura emprego e enfrenta dificuldades para obter os documentos, entre as quais a falta de recursos para custear as taxas.

Para Helder Barbalho, esses serviços são fundamentais para facilitar a vida das pessoas, e são um direito do cidadão. "Uma demonstração clara de respeito e, acima de tudo, da garantia de direitos para a população. Eu festejo essa conquista para o povo de Paragominas. Estou muito feliz por estar aqui mais uma vez, e também de poder prestigiar o agronegócio da cidade, reafirmando meu compromisso com o município de Paragominas", afirmou o governador.

Ampliação - A partir desta sexta-feira, o núcleo regional já emite RG, na hora e sem qualquer custo, assim como a carteira de trabalho. Segundo o titular da Sejudh, Rogério Barra, a “importância desta unidade no município é muito grande, pois o déficit de emissão de documentos aqui é alto. Agora, o povo de Paragominas vai poder fazer emissão tanto da carteira de trabalho como do RG, de forma gratuita. Seguindo as diretrizes do governador, a gente procurando levar os serviços do Estado para, cada vez mais, próximo do cidadão".

O núcleo, fruto da parceria da Sejudh com a Câmara Municipal de Paragominas, é o segundo polo regional entregue pela Secretaria nos últimos quatro meses. O processo para ampliação dos serviços começou no início do ano, com a autonomia concedida pelo Governo do Estado para as mudanças necessárias ao atendimento das demandas da população. O núcleo da Sejudh funciona na Rua Amazonas, 100, no bairro Célio Miranda, das 8 às 14 h.

O prefeito Paulo Tocantins destacou a importância da parceria com o Governo do Estado, que resultou na inauguração do núcleo regional. "É um prazer receber os deputados e o governador no nosso município para fazer a inauguração onde funcionará a Sejudh, com a emissão de carteira de trabalho e de identidade. Certamente esse núcleo vem ao encontro da necessidade do nosso município, já que a demanda é muito grande, principalmente em relação à emissão de carteira de trabalho. Essa parceria do Estado com o governo municipal é necessária. Os dois poderes precisam trabalhar juntos, pois é necessário que todos os municípios se desenvolvam, e assim o Estado também terá seu crescimento consolidado", ressaltou o gestor municipal.

Vitrine do agronegócio - Desde a última quarta-feira (22), Paragominas sedia a quarta edição da Show Agro, a principal feira do agronegócio da região, que visa mostrar novas tecnologias e expor as perspectivas dos especialistas sobre o futuro do segmento. Até o término da feira, neste sábado (25), o evento, com entrada franca, espera movimentar mais de R$ 500 milhões em negócios e receber a visita de 15 mil pessoas. Nos 70 mil metros quadrados da feira há 90 expositores.

Segundo Basílio Carloto, presidente da Coopernorte (Cooperativa Agroindustrial Paragominense), realizadora do evento, a Show Agro se transformou na grande vitrine do agronegócio da região. "O futuro da Coopernorte e da Show Agro é estimular e fomentar a verticalização, a industrialização. Nós queremos deixar de ser meros produtores de grãos. O nosso objetivo final é a industrialização, é a verticalização da nossa produção, do grão que produzimos na fazenda. Vimos que o Governo do Estado será um grande parceiro do agronegócio, e queremos continuar a estreitar ainda mais esse relacionamento com o Estado", afirmou.

A comitiva também contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Daniel Santos; secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Iran Lima; secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga; secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro Ó de Almeida; presidente do Instituto de Terras do Pará, Bruno Kono; presidente do Banco do Estado do Pará, Braselino Assumpção; o deputado Federal Éder Mauro e os deputados estaduais Miro Savona e Wenderson Chamon (Chamonzinho).