Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

'Música nos Museus' apresenta recital na igreja de Santo Alexandre

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/05/2019 16h52

A Igreja de Santo Alexandre recebe, nesta quinta-feira (23), às 20h, o Grupo de Música Antiga da Fundação Carlos Gomes (FCG) para a apresentação de um recital. A iniciativa é mais uma ação do "Música nos Museus", que integra o Programa Cultura por Todo o Pará. O projeto é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e seu Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), em parceria com a Fundação Carlos Gomes (FCG)

A ação integra o Programa Cultura por Todo o Pará e visa a popularização e difusão da música de concerto para a comunidade, buscando trazer para o cotidiano de Belém esse estilo, praticado pelos músicos e professores formados pela FCG.

O Grupo de Música Antiga da FCG, composto pelos flautistas Luiz Carlos Tavares e Felipe Soares, pela violinista Helena Vital, pela pianista que irá tocar o cravo – instrumento antecessor ao teclado – Leandra Vital, e pela violoncelista Maynara Malcher, preparou um repertório especial de "música antiga", período histórico musical compreendido entre o Renascimento e o Barroco.

Uma das principais características desse estilo é o tratamento dado à sonoridade, com réplicas de instrumentos da época, buscando uma interpretação semelhante ao período, como o estudo de fraseados, ornamentações e articulação, para um melhor trato estilístico.

“Estar nesses espaços e realizar eventos artísticos é muito importante, pois só assim as pessoas vão conseguir conhecer mais sobre a música, sobre os próprios músicos do Pará e ocupar os espaços de arte da cidade com mais propriedade, para ouvir obras célebres da história da música", afirmou Leandra Vital.

Grupo de Música Antiga da Fundação Carlos Gomes – formado pelo professor Luiz Carlos Tavares em 1984, estreou na Capela do Colégio Santo Antônio. Com o objetivo de divulgar a música historicamente formada nos períodos medieval até o barroco, o grupo vem se apresentando em diversas salas de concerto de Belém e fora do Estado. Sua primeira formação era de flautas doces, expandindo-se para uma formação de um instrumental mais rico, característico daquele período, tal como: cravo, viola da gamba, cromornes, a família completa das flautas doces, além de um pequeno coro.

Serviço – O projeto “Música nos Museus”, com a apresentação do Grupo de Música Antiga da Fundação Carlos Gomes, será nesta quinta-feira (23), às 20h, na Igreja de Santo Alexandre, dentro do Museu de Arte Sacra. A entrada é franca.