Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Prisões de suspeitos comprovam agilidade das investigações sobre mortes no Guamá

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/05/2019 18h18

Duas pessoas suspeitas de envolvimento na morte de 11 pessoas no bairro do Guamá, em Belém, no último domingo, foram presas na tarde desta terça-feira (21), em uma oficina no Marco. Um veículo utilizado no crime também foi apreendido durante a operação realizada pelos órgãos de segurança pública do Estado. As informações, que comprovam o andamento rápido das investigações sobre o caso, foram divulgadas cerca de 48h após os homicídios, em coletiva de imprensa.

Na ocasião, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, reforçou que todo o sistema de segurança está mobilizado para esclarecer o ocorrido. “Estamos trabalhando de forma incessante, tanto com o policiamento ostensivo, quanto com as investigações da Polícia Civil e apoio do Centro de Pericias Científicas Renato Chaves. Por atuarmos de forma integrada, hoje conseguimos ter um resultado e dar um passo importante nas investigações”, analisou.

O titular da Segup informou ainda que o Estado continuará agindo com todo o rigor para concluir o inquérito policial, que apura as circunstâncias do ocorrido e os responsáveis pelas mortes.

Prisão – Os dois presos foram autuados em flagrante por homicídio. Ambos têm passagem pela polícia pelo mesmo crime e porte de arma de fogo. O veículo, no momento da abordagem, já estava sendo descaracterizado, segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira. “Esse carro encontrado em uma oficina na travessa Humaitá foi utilizado no crime e já estava sendo descaracterizado, o vidro já havia sido até trocado, com o objetivo de dificultar as investigações. Os dois homens estavam portando arma de fogo quando foram encontrados”, afirmou.

De acordo com informações divulgadas pela PC, as características físicas dos suspeitos são a principal causa de associação destes aos executores do crime. “Cerca de 20 pessoas já foram ouvidas nesses últimos dois dias e chegamos à conclusão que não só participaram da ação, mas entraram no cenário e cometeram o homicídio”, completou Alberto, lembrando que os homens ainda estão sendo interrogados.

O delegado reforça também que os suspeitos foram presos em flagrante porque todas as diligências que ocorrem no âmbito da investigação são consideradas decorrentes do crime. “Vamos exaurir tudo o que for necessário em relação à qualificação deles no crime”, concluiu.

Segundo a polícia, o veículo apreendido foi utilizado para chegar e para fugir do local de crime. Além deste, duas motos foram usadas na ação. De três a quatro pessoas entraram no bar e executaram as vítimas e duas aguardaram no lado de fora.

Policiamento reforçado – Um ponto importante abordado na coletiva foi a manutenção do reforço no policiamento em toda a Região Metropolitana de Belém. Segundo o comandante da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, tropas foram deslocadas para os bairros do Guamá, Terra Firme, Jurunas, Cremação e Condor, para garantir a segurança da população. Polícias Civil e Militar atuam no local do crime, auxiliadas por 30 viaturas, 20 motocicletas e contam com o apoio da Força Nacional.