Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO

Governo promove ação de cidadania e entrega escola no bairro do Benguí

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/05/2019 20h18

O bairro do Bengui, em Belém, ficou em festa durante a manhã deste sábado (18). Cerca de 3 mil pessoas participaram da ação de cidadania que levou serviços e lazer à população e ainda viram o governador do Pará, Helder Barbalho reinaugurar a escola estadual Marilda Nunes, entregue à população completamente reformada e ampliada.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Marilda Nunes, em 2017, foi demolida e reconstruída após sofrer diversos abalos em sua estrutura física, entre eles o desabamento da laje. Após 27 anos de existência é a primeira vez que a escola recebe uma obra nessa amplitude.

Segundo a secretária de educação do Estado, Leila Freire, a obra recebeu investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, recursos assegurados pelo próprio Estado. Leila informou ainda que esta foi a décima escola entregue no Pará desde o início da atual gestão, “uma grande conquista dos cidadãos paraenses”.

Para a diretora da instituição, Ivanete Figueiredo, a Escola Marilda Nunes, que atende cerca de 800 estudantes do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem uma importância ímpar para o bairro e para o cenário educacional paraense, chamando atenção pela infraestrutura que agora possui.

“Agora sim nós sentimos que estamos sendo atendidos pelo Governo. A escola está linda, as salas estão equipadas e digo com certeza que não perde para nenhuma escola particular da cidade, tanto pela infraestrutura, quanto pelo quadro de professores, que são maravilhosos. Foi uma luta muito grande até termos essa conquista, por isso hoje a emoção é muito grande. O governo não está medindo esforços para deixar a escola em condições de atender as criança”, enfatizou a gestora.

Os alunos agora vão desfrutar de salas de leitura, de recursos multifuncionais, informática, sala de música, oito salas de aulas, sala da diretoria, secretaria e quadra de esporte coberta, o que era um sonho antigo dos estudantes.

Paulo Vitor Duarte, 11 anos, que sonha em ser programador web, diz que agora o sonho está mais próximo. “Eu esperava bastante tempo para a entrega da minha escola, estava ansioso. O que mais gostei aqui foi a sala de informática, pois eu sempre gostei muito de computador e agora, com ela, vai ser muito melhor estudar aqui, vai ser mais bacana aprender”, relatou o estudante do sétimo ano.

Ação Cidadania:

Ainda neste sábado, cerca de 3 mil pessoas foram atendidas em mais uma edição do Ação Cidadania com serviços de saúde e assistência social. Os serviços foram oferecidos das 8h, às 13h, por meio das secretarias de Estado de Articulação da Cidadania (Seac) e de Saúde Pública (Sespa), e Fundação ParáPaz. As atividades ocorreram no Espaço Tia Anísia, no bairro do Benguí, em Belém.

Consultas nas áreas de clínica médica, pediatria, ginecologia e ortopedia, além de vacinação, avaliação nutricional, verificação de pressão arterial e realização de testes de glicemia, HIV, sífilis e hepatite virais fizeram parte da programação.

O evento marca o encerramento da Semana Paraense de Enfrentamento à Violência contra a Criança e Adolescente. Além da Ação Cidadania, haverá ainda caminhadas e blitzen “18 de Maio-Faça Bonito”.

“Essa ação se trata de um compromisso que o Governo do Estado que se propõe, que é levar cidadania a todo o Estado. Para nós é uma alegria saber que temos um governo que faz questão de estar perto da comunidade. Trata-se de uma necessidade do povo que está sendo atendida”, ressaltou Ray Tavares, presidente do ParáPaz.

18 de Maio – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 1998. A data faz referência ao dia da morte da menina Araceli Cabrera Sanches, que com apenas oito anos de idade, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. A mobilização de entidades públicas e privadas resultou na criação desse dia de luta pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para o governador do Estado, Helder Barbalho, o governo esta atuando e priorizando a educação para que efetivamente o Estado tenha um futuro melhor. Além disso, o chefe do poder executivo disse que educação e ações de cidadania andam juntas. “Cidadania é fazer o Estado presente com ações que possam dar a certeza para a comunidade que ao lado dela para atender, proteger e servir. É isto que nós estamos fazendo aqui”, acrescentou.   

Estiveram presentes na inauguração, além do governador, a secretária de Estado de Educação, Leila Freire; o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Daniel Santos, os deputados estaduais Dilvanda Faro, Wanderlan Quaresma, Fábio Freitas, Igor Normando, Eraldo Pimenta e Miro Sanova; o secretário de Estado de Cidadania, Ricardo Balestreri; o presidente da Companhia de Habitação do Estado (Cohab), José Scaff, além de outras autoridades.