Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOCIOBIODIVERSIDADE

Emater insere o Marajó em mercado nacional e internacional

Por Aline Miranda (EMATER)
06/06/2019 10h58

-Uma comitiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) participa, até o próximo sábado (8), da 5ª Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde (Natural Tech), em São Paulo. O objetivo da participação é avaliar futuros parceiros que possam contribuir com a melhoria dos processos da agricultura familiar paraense e inseri-la no mercado nacional e internacional de ativos de sociobiodiversidade. A presidente Cleide Amorim, a assessora técnica da presidência, Ana Lima, e o supervisor regional do Marajó, Alcir Borges, estão conhecendo tendências e reforçando contatos.

A Emater é apoio técnico do evento porque já presta atendimento regular a várias comunidades tradicionais e agroextrativistas do Marajó que fornecem produtos para a empresa Nutriamazon.

O objetivo é que, nos próximos meses, Emater e Nutriamazon assinem um acordo de cooperação técnica para que as famílias envolvidas na produção recebam assistência técnica direcionada, sob o contexto de cada cadeia produtiva, com a especificidade da comercialização. O primeiro foco são os municípios de Bagre, Breves, Gurupá e Portel.

São 120 famílias envolvidas, cerca de 30 em cada município, que trabalham, sobretudo, com andiroba, castanha-do-pará, muru-muru, patauá e pracaxi, entre outros. O grupo inclui quilombolas e ribeirinhos.

De acordo com a presidente da Emater, Cleide Amorim, as oportunidades para os produtos da floresta da Amazônia são "gigantes. "Quando amparamos e fortalecemos a agricultura familiar em termos de política pública e de Governo do Estado, as portas se abrem para comércio, divulgação e sustentabilidade. Nossa matéria-prima é válida para orgânicos, fitoterápicos, alimentos funcionais e outros. É uma infinidade", disse.

- A Feira - A Natural Tech colabora para o fortalecimento do mercado de produtos naturais, pro bióticos, integrais, fitoterápicos e tratamentos complementares. Envolve todo universo da área de alimentos funcionais, suplementos, nutrição esportiva e estética. Para o setor em expansão, a feira é uma forte plataforma de negócios, disseminação da cultura de uma vida saudável, relacionamento e troca de experiências entre fabricantes, profissionais do setor e consumidores em geral que visitam a feira em busca de lançamentos, serviços e conhecimento.