Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

EGPA abre inscrições para o Canta Servidor – I Mostra de Música do Servidor Público

Por Barbara Brilhante (PGE)
07/06/2019 12h41

O Governo do Estado, por meio da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) inicia, nesta segunda-feira (10), a fase de inscrições para a 1ª Mostra de Música do Servidor Público, o Canta Servidor, que será realizado no município de Conceição do Araguaia, região sudeste do Estado, em julho deste ano.

A programação consistirá em um festival de música, aberto aos 144 municípios paraenses, que tem como objetivo reconhecer e divulgar o trabalho artístico de servidores que compõem, tocam ou cantam. O evento é parte dos programas de valorização do servidor, desenvolvido pela instituição.

"É importante ressaltar que só poderá participar como compositor, letrista ou intérprete o servidor público estadual ou municipal. Nossa ideia é divulgar o lado artístico destes funcionários e incentivar suas habilidades", explicou a coordenadora da EGPA, Andréa Cavaléro, responsável pelo Núcleo de Programas de Valorização do Servidor (NPVS).

As inscrições serão divididas por 4 regiões: Região Metropolitana de Belém; Região Nordeste e Sudeste; Região do Baixo Amazonas e Sudoeste; e Região do Marajó. Os servidores deverão se candidatar por região, consultando no regulamento em qual delas o seu município de origem está inserido.

Após o encerramento das inscrições e submissão dos documentos e arquivos solicitados, a escola realizará uma pré-seleção, na qual serão escolhidas até 12 músicas, sendo 3 de cada regiões, para serem apresentadas no dia da Mostra. "Esta segunda etapa será feita por região e realizada por um júri composto de personalidades ligadas ao meio artístico do estado.Temos uma preocupação muito grande de trabalhar com profissionais da área. Serão músicos, compositores, intérpretes e arranjadores da nossa terra", complementou Andréa.

"Esta fase é muito interessante, porque quando pedimos ao servidor inscrito o material, solicitamos que ele envie as músicas em duas versões: uma com o nome do compositor e outra sem este nome, porque, assim, asseguramos a imparcialidade total na hora da escolha, e evitamos que uma música seja selecionada porquê o jurado conhecia o compositor", disse.

Os compositores selecionados virão para Belém, caso não morem na capital, com os custos assegurados pela escola e, em seguida, viajam para Conceição do Araguaia. No local, os Servidores Artistas irão ensaiar e se apresentar em um palco profissional, com iluminação e banda de apoio, formada por músicos renomados.

Todos os doze selecionados receberão mil reais de premiação. Após as apresentações, será escolhido o destaque de cada região, o qual ganhará, além do valor anterior, mais cinco mil reais como prêmio. "Este será o nosso diferencial. Todos são ganhadores e serão premiados por isto", segundo Andréa.

O horário e o local do evento serão definidos e divulgados posteriormente. "Estamos organizando o evento pensando no melhor para todos. Queremos dar ao servidor a estrutura que ele merece, para se apresentar, em espaço adequado. Nossa expectativa é de realizar uma grande festa para premiar estes artistas", concluiu a diretora geral da EGPA, Evanilza Marinho.

Serviço - As inscrições seguem até o dia 02 de julho e devem ser feitas pelo correio eletrônico da escola (mostracantaservidor.egpa@gmail.com). A ficha de inscrição e o regulamento do festival estão disponíveis no site da EGPA (www.egpa.pa.gpv.br).