Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AUDIOVISUAL

I Mostra Chibé sobre Cinema e História de Belém acontece no Sesc Ver-o-Peso

Por Daniel Leite Júnior (UEPA)
07/06/2019 13h10

No próximo sábado (8) acontece a I Mostra Chibé "Cinema e História de Belém". O evento será de 9h às 18h no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso. A iniciativa é uma parceria entre o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) com discentes integrantes do Centro Acadêmico de História (CAHIS) e contará com uma programação diversificada com exibições cinematográficas e mesa de debate sobre temáticas que envolvem a produção audiovisual amazônica.

A I Mostra Chibé tem por objetivo dar luz às produções audiovisuais feitas na Amazônia, que ressaltam a pluralidade cultural que permeia territórios, seja ela de caráter mítico, crítico, político ou social.

"A gente percebeu que o pouco contato que tínhamos com produções audiovisuais realizadas na Amazônia falava muito sobre o incentivo que tais produções recebem aqui. Ou melhor dizendo, a falta de incentivo. Então, o pouco incentivo e a falta de valorização do próprio público amazônico sobre essas produções que tanto tem a dizer, foi o que impulsionou ainda mais a nossa vontade em dar vida ao evento. Na tentativa de seguir no caminho contrário, de incentivar não apenas as criações de produções audiovisuais futuras, mas também de aproximar do público, uma vez que percebemos o quanto na Amazônia tem um material riquíssimo no mundo audiovisual", comentou a coordenadora do evento, Tayna Silva.

Dessa forma, a 1ª edição pretende ressaltar a Amazônia da diversidade, repleta de temas e produções audiovisuais elaboradas na região. Além disso, frente a desvalorização de profissionais da área no cenário local, a Mostra busca incentivar para que outras produções sejam feitas de modo a reverberar ainda mais os olhares e vozes diversas no contexto amazônico. "A produção regional passa a ser o foco do nosso evento com o objetivo de expandir o olhar e dar visibilidade sobre o cinema paraense e nortista", ponderou estagiário do Núcleo de Arte e Cultura da Uepa e estudante de História, Danilo Barbosa.

I MOSTRA CHIBÉ

A I Mostra Chibé é um projeto que advém da iniciativa Cine-Hist, organizada pelo Centro de Acadêmico de História da Uepa. A ação ocorria regularmente nos espaços do Castelinho, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) com exibição de filmes do cinema mundial, seguido de debate sobre a obra entre os expectadores. A partir desse processo houve a ideia de expandir a iniciativa para um evento híbrido focado na produção audiovisual regional, que culminou na criação da I Mostra Chibé. O nome do evento provém de um jogo linguístico fazendo menção à tríade: Cinema, História e Belém, que são os três focos centrais que nortearam a elaboração de todo o evento. A intenção é a transversalização de temas presentes nas vivências e nas produções regionais dentro do contexto audiovisual.

PROGRAMAÇÃO

9h – Mesa de abertura: Por trás das câmeras: desafios da produção audiovisual na Amazônia

Besta Pop

PRETAS

Nayara Jinkinss

Raphael Castro

11h – Exibições audiovisuais

PRETAS – episódio 1: Abigail

Trailer – A Besta Pop

Socorro de Burajuba: ameaça de morte, sofrimento e resistência há um ano do crime da Hydro

14h – Exibições

PRETAS – episódio 6: Antônia

PRETAS – episódio 7: Antônia

17h – Mesa de Encerramento: História e Cinema: motivações e próximas edições da Mostra Chibé

Organização técnica do evento

18h – Cultural (a definir em parceria com o NAC)

Conjunto de Carimbó Caruana

SERVIÇO:
Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso
Data: 08/06
Horário: 9h-18h
Entrada Gratuita