Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo entrega nova Companhia de Polícia Militar em Moju

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
08/06/2019 17h49

O governador do Estado, Helder Barbalho, voltou à região do Baixo Tocantins, mais precisamente ao município de Moju, onde entregou à população, neste sábado (8), a nova estrutrura da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (PMPA), revitalizada por meio de uma parceria com a prefeitura local. Durante a cerimônia de inauguração, foi assinado um termo de convênio entre o governo do Pará, por meio da PMPA, e o município, para implementação de ações de segurança que visem diminuir os índices de criminalidade na cidade e região.

Segundo o responsável pela Companhia, major PM Hilton Menezes, antes a corporação funcionava em uma casa alugada pela prefeitura do município. Agora, a tropa passa a contar com um espaço  próprio, cedido à PMPA, com instalações mais adequadas ao trabalho policial. “Com isso, vamos poder oferecer um serviço de mais qualidade à população mojuense e dar melhores condições de trabalho aos nossos servidores”, ressaltou ele, que tem, sob o seu comando, 44 homens, que trabalham em 11 viaturas, entre motos e carros.

O comandante-geral da PM do Pará, coronel PM Dilson Júnior, destacou o trabalho de recuperação que a atual gestão realiza, já que muitos quartéis, batalhões e companhias foram encontrados em situação de depreciação total. “Estamos, aos poucos, melhorando as condições de trabalho e, assim, dando ainda mais prestígio à Polícia Militar do Pará, que é um patrimônio deste Estado”, pontuou.

O governador Helder Barbalho e o vice, Lúcio Vale, acompanhados da deputada federal Elcione Barbalho, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Iran Lima, e de autoridades municipais, desenlaçaram a fita e descerraram a placa de inauguração da Companhia sob os aplausos da população, que prestigiou a solenidade, animada pela banda da PMPA.

Helder Barbalho fez questão de conhecer os espaços da Companhia, que conta com auditório para 30 pessoas, alojamentos, cozinha, salas de comando e sub-comando, área administrativa, entre outros. O chefe do Executivo estadual destacou a importância da parceria entre o governo e prefeitura do Moju, por meio da qual inúmeros benefícios ainda deverão chegar ao município.

“Podem ter certeza de que o governo do Pará ainda vai trazer muitos mais investimentos, obras e serviços para essa gente querida do Moju”, frisou o governador.

A prefeita Nilma Lima agradeceu ao governo do Estado pela parceria e se colocou à disposição para novas obras e serviços.

Padroeiro – A comitiva do governador do Pará ainda prestigiou o início da procissão do Divino Espírito Santo, padroeiro do Moju, cuja festa se comemorou neste sábado. Segundo o pároco da cidade, padre Renilson Macedo, a festividade já acontece há mais de 250 anos e se confunde com a própria origem do município. De acordo com o sacerdote, todos os anos, as comunidades ribeirinhas vêm até a sede da cidade, por meio das águas, trazendo a Coroa do Divino Espírito Santo. Ao chegarem à orla de Moju, acontece o encontro entre a imagem do Divino Espírito Santo e a Coroa, e a comunidade dá início à procissão pelas ruas do município, que termina na igreja matriz, com a celebração de uma missa.