Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Estado autoriza obras para as regiões sudeste, nordeste, Baixo Tocantins e Marajó

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
10/06/2019 22h30

O governador do Pará, Helder Barbalho, voltou a receber nesta segunda-feira (10), durante todo o dia, no Palácio do Governo, em Belém, prefeitos de todas as regiões do Estado para firmar parcerias e colocar o Estado à disposição das necessidades da população. Um dos municípios atendidos foi Abaetetuba, no Baixo Tocantins, com o qual o governo assumiu o compromisso de inaugurar, ainda no segundo semestre deste ano, o Hospital Santa Rosa – que foi dado como entregue pelo governo anterior, mesmo sem condições de atender a população. As audiências foram acompanhadas pela deputada federal Elcione Barbalho (MDB-PA).

Ainda com a Prefeitura de Abaetetuba, o chefe do Executivo autorizou a formalização de um convênio para a implantação de 15 quilômetros de asfalto na sede municipal, além do encaminhamento à Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) da solicitação de ampliação da rede de abastecimento de água. O prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão, participou da audiência.

O governo do Estado também deve colaborar com a manutenção das vicinais do município, retomar as obras dos acostamentos das rodovias PA-151 e PA-252, e recuperar a PA-403, que, segundo o prefeito, está intrafegável. “Felizmente, estamos conseguindo avançar em várias questões importantes para o município, graças ao governo do Estado”, destacou Alcides Negrão. Abaetetuba, hoje, tem mais de 150 mil habitantes e o comércio como principal atividade econômica.

Itupiranga – Com o prefeito de Itupiranga, José Milesi, o governador assinou convênio, no valor de R$ 400 mil, para a compra de 100 mil litros de óleo diesel, que servirão ao trabalho de conservação das vicinais do município, situado na região sudeste. Helder Barbalho também se comprometeu com a reforma do hospital municipal; do mercado público da cidade; a implantação de dez quilômetros de asfalto e a duplicação da PA-268, no trecho que liga a BR-230 (Transamazônica) à sede municipal, que tem cerca de 51 mil habitantes e a pecuária como base da economia.

Melgaço – O prefeito de Melgaço, José Viegas, solicitou apoio do governo do Estado para reforma do hospital municipal; a construção do novo trapiche do porto do Moconha; cerca de três quilômetros de asfalto para a cidade e um carro coletor de lixo. O município fica no Arquipélago do Marajó, e hoje conta com cerca de 26 mil habitantes e tem no açaí seu principal produto econômico.

Mocajuba – O governador Helder Barbalho se comprometeu com a prefeita de Mocajuba, Fátima Braga, a firmar convênio para asfaltamento de vias e também recuperar a feira do municipal, além de destinar um valor para a saúde do município, localizado no Baixo Tocantins, que tem cerca 30 mil habitantes e é um grande produtor de açaí, cacau e pimenta do reino.

Marapanim – Em Marapanim, no nordeste paraense, o governo do Estado deverá ajudar a recuperar vicinais e a PA-220, conhecida como Transmaú, que dá acesso às principais vilas do interior, além de executar uma ponte de 72 metros de extensão, à altura da comunidade de Cristolândia. Com o prefeito Ronaldo Trindade, Helder Barbalho também se comprometeu a analisar a situação dos dois terminais rodoviários, o de Marapanim e o do distrito de Marudá, que, segundo o gestor municipal, estão abandonados. Além disso, também ficou acertada a implantação de cinco quilômetros de asfalto para vias urbanas do município, com cerca de 30 mil habitantes e grande produtor de pescado.

Igarapé-Miri – Para o prefeito Ronélio Quaresma, de Igarapé-Miri, no Baixo Tocantins, Helder Barbalho reafirmou o compromisso de pavimentar a PA-407, no trecho de 18 quilômetros que liga a vila Maiauatá à sede municipal, e mais três quilômetros de asfalto para a sede municipal, conhecida como a “capital mundial do açaí”.

Goianésia do Pará - Com o prefeito Ribamar Lima, de Goianésia do Pará, o governador resgatou um compromisso assumido quando foi ministro da Pesca: concluir o frigorífico da comunidade de Porto Novo, que será destinado ao beneficiamento de pescado, impulsionando a produção de peixe na região. “Esse frigorífico dará condição aos produtores da região não só de comercializar o peixe em todo o Estado, mas também de fazer a exportação”, destacou o prefeito.

Além disso, Helder Barbalho determinou que o governo do Estado ajude nas obras de recuperação das vicinais e na reconstrução de 500 metros de pontes danificadas pelas fortes chuvas, o que tem prejudicado a mobilidade dos cerca de 40 mil habitantes, que começa a despontar como grande produtora de pescado, de abacaxi, castanha de caju e farinha.

Novo Repartimento – Ainda da região sudeste, o chefe do Executivo recebeu o prefeito de Novo Repartimento, Deusivaldo Pimentel (conhecido como Amizade). Para o município, o governador destinou dez quilômetros de asfalto; 300 metros de pontes em madeira; 50 mil litros de óleo e o compromisso de retomada das obras de construção da Escola Estadual Papa Paulo VI, uma das mais importantes do município, que tem mais de 70 mil habitantes e é um grande polo de pecuária na região.

Pacajá – O prefeito Chico Tozetti, de Pacajá, recebeu do governador do Estado a reafirmação do compromisso de pavimentação de 20 quilômetros de vias na sede municipal; a construção de três pontes de concreto no município e o apoio para a obra da Praça da Juventude, um sonho antigo dos mais de 46 mil moradores de Pacajá, outro grande produtor de carne bovina.