Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Termo de Cooperação facilitará identificação de corpos pelo Centro de Perícias

Por Walena Lopes (SEGUP)
11/06/2019 22h03

Um Termo de Cooperação destinado a viabilizar a coleta de impressões digitais para identificar e periciar corpos não identificados, foi firmado nesta terça-feira (11), entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC) e a Polícia Civil do Estado do Pará. O Termo foi assinado pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado, pelo delegado-geral de Polícia Civil, Alberto Teixeira, e pelo diretor-geral do Centro de Perícias, Celso Mascarenhas.

Após a assinatura do Termo de Cooperação, a Polícia Civil disponibilizará ao CPC cinco papiloscopistas para os serviços de papiloscopia e necropsia dos corpos, além da emissão de laudos técnicos, principalmente para auxiliar as investigações.

"Para nós, da segurança pública, é muito importante a Segup intermediar esta parceria entre a Polícia Civil e o CPC Renato Chaves. Iremos colocar papiloscopistas na estrutura do CPC para que possamos fazer a identificação das pessoas que vieram a óbito, facilitando o sistema de liberação dos corpos, além de auxiliar nas investigações e em uma série de fatores positivos que irão advir deste convênio", disse o delegado-geral Alberto Teixeira.

Hoje, em casos de reconhecimento, o CPC trabalha com a perícia dos corpos e, posteriormente, são feitas anotações, fotografias do corpo, roupas e coleta de DNA. Em seguida, são publicados e divulgados em jornais, para que se chegue aos familiares. Com o serviço de papiloscopia atuando dentro do Centro, essa identificação será mais célere e eficiente, afirmou Celso Mascarenhas.

Reconhecimento - "O CPC tem um importante programa de cadáveres ignorados. A parceria com a Polícia Civil para coletar as digitais e identificá-lo, vai ajudar familiares a fazer o reconhecimento do parente morto mais rápido, além de ajudar até nas investigações sobre as causas das morte", reiterou Celso Mascarenhas.

De acordo com Ualame Machado, o Termo de Cooperação estreita ainda mais a relação entre a Polícia Civil e o Centro de Perícias Científicas. "Esse Termo é importante para nós, da segurança pública, pois mostra a nossa integração e suporte conjunto. Nossa proposta é de concentrar esforços, para que possamos dar maior celeridade aos processos de investigações e elucidações de casos, especialmente aqueles ligados à segurança pública do Estado", finalizou.