Palestra capacita servidores da Segup para melhorar serviço à população

11/06/2019 22h27 - Atualizada em 13/06/2019 11h28
Por Walena Lopes (SEGUP)

Dentro da programação pelos 60 anos da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), mais de 40 servidores participaram da palestra "Coaching no Serviço Público", oferecida pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará na tarde desta terça-feira (11), no auditório da Segup. O objetivo foi capacitar e reciclar os servidores para o melhor funcionamento do serviço oferecido à população.

Durante a palestra os servidores participaram de roda de conversas e atividades de integração, visando ao maior envolvimento e consciência da função exercida na Secretaria, além da importância do papel de cada servidor na gestão pública.

A palestra foi ministrada pelo psicólogo Concélio Dias, especialista em Coaching e terapeuta familiar, que destacou a importância de cada servidor reconhecer seu papel e atuar de forma mais assertiva e colaborativa dentro da gestão pública, se adaptando às mudanças, fator essencial ao bom andamento das atividades.

Expectativas - "O foco principal da palestra foi trabalhar conceitos de mudança e o quanto é importante estarmos preparados para os momentos de transição dentro do sistema público. Os servidores precisam adquirir uma consciência maior da sua atuação, para encarar os desafios que se apresentam no decorrer da rotina de trabalho e das exigências que o serviço público exige, especialmente no que tange ao atendimento às expectativas da população", frisou o palestrante.

Pela primeira vez participando de uma palestra Coaching, o coordenador do Grupamento Fluvial, Bruno Anaisse, que atua há dois anos na função, mas há 20 anos presta serviço à segurança pública do Estado, disse que esse tipo de atividade agrega conhecimento e proporciona reflexão sobre a responsabilidade dentro da instituição que atua.

"Foi muito interessante participar desta palestra. Pela primeira vez tive a oportunidade de vivenciar um momento como esse, e percebi o quanto é importante adquirir conhecimento e reproduzir no ambiente de trabalho. Muito do que ouvi aqui hoje vou replicar no meu grupo de trabalho e melhorar a nossa integração, para que possamos servir melhor à sociedade ", ressaltou Bruno Anaisse.

O secretário adjunto de Gestão Administrativa, coronel Arthur Moraes, avaliou a palestra como um momento de valorização e integração dos servidores. "As palestras e cursos têm o objetivo de agregar valor e conhecimento, para que o servidor possa ter tranquilidade na função que trabalha. É importante valorizar e reconhecer os esforços que os nossos servidores realizam e motivá-los, pois assim melhoramos a produtividade e, como consequência, melhoramos a prestação de serviço oferecido à população, que é o nosso foco e objetivo principal", afirmou.