Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Susipe informa que motim em Santa Izabel foi controlado

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
13/06/2019 18h11

Equipes da Rotam e do Batalhão da Polícia Penitenciária (BPOP) estão, neste momento, no Centro de Recuperação Penitenciária do Pará I (CRPP I), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, onde ocorreu um motim na tarde desta quinta-feira (13). A Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS) da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) está na unidade para dar suporte aos agentes prisionais, bem como agentes de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI) e Administração Penitenciária (DAP). A Susipe informa que a situação está controlada.

Oito agentes prisionais foram feitos reféns durante o ocorrido, iniciado após uma tentativa de fuga frustrada por policiais alocados nas guaritas da casa penal. Eles perceberam a movimentação suspeita e dispararam tiros de advertência. Durante o motim, um interno ficou ferido e foi encaminhado para atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS).

O CRPP I registrou 5 tentativas de fuga desde o dia 1º de janeiro de 2019. Foram registradas 26 tentativas de fuga nas unidades de todo o estado, no regime fechado, sendo 16 na Região Metropolitana de Belém (RMB) e 10 no interior. O Centro comporta, atualmente, 1.186 presos e possui capacidade para 685 vagas.