Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE

Hospital Jean Bitar investe na reeducação alimentar para prevenção de doenças

Por Joelza Silva (HJB)
13/06/2019 21h02

Apresentar propostas de alimentação saudável, tendo como base o levantamento do Índice de Massa Corpórea (IMC) dos funcionários do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, e oferecer orientações profissionais e distribuição de material informativo sobre o tema, foram os objetivos do Projeto de Alimentação Saudável, realizado pela instituição com a participação de nutricionistas do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital.

A ação ocorreu na manhã de quarta-feira (12), próximo ao refeitório, onde profissionais do SND enfatizaram a importância da alimentação apropriada para manutenção da saúde e prevenção de doenças. "O SND iniciou a campanha Alimentação Saudável com os profissionais nutricionistas verificando, por meio do IMC, se o peso de cada um estava normal ou se existia sobrepeso. Com a constatação de sobrepeso, alteração que signifique risco à saúde, orientamos que a alimentação seja o mais saudável possível", disse uma das nutricionistas envolvidas na ação, Camile Lorrane Oliveira Silva de Leão.

Segundo a responsável técnica do SND, Natália Faria, "a iniciativa surgiu para despertar o interesse dos colaboradores por alimentação saudável, e também para reforçar a proposta assistencial do perfil do HJB enquanto referência em cirurgia bariátrica, alertando o quanto é essencial a alimentação saudável como forma, também, de evitar doenças como obesidade e tantas outras doenças associadas ao aumento do IMC".

"Para minha surpresa, a maioria dos colaboradores recebeu bem a proposta de alimentação saudável oferecida no dia que denominamos de Quarta Saudável, quando a alimentação será 100% saudável. Fomos até um pouco ousados oferecendo soja, uma sugestão muito bem aceita, e até elogiada", acrescentou a nutricionista. Segundo ela, a intenção é manter o projeto com ação semanal, sendo o prato servido no dia composto apenas por alimentos saudáveis, sem adição de produtos industrializados no preparo.

O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Jean Bitar produz, mensalmente, cerca de 15 mil refeições, entre almoço e jantar, para pacientes, acompanhantes e funcionários. A equipe do SND é composta por 24 profissionais, entre nutricionistas, cozinheiros, auxiliares de cozinha e copeiros.

Padrão de qualidade - A cozinha do HJB já instalou um padrão de qualidade por boas práticas, o que resultou na conquista do Selo Green Kitchen, um reconhecimento ao constante aprimoramento do padrão de qualidade em benefício dos usuários, acompanhantes e funcionários. Concedida pelo programa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente, a certificação ratifica as boas práticas na gestão da cozinha do "Jean Bitar", que não usa temperos industrializados, apenas naturais.

Com assistência de média e alta complexidade, o HJB dispõe de 70 leitos e é referência estadual para endoscopia digestiva, endocrinologia, reumatologia, geriatria, pneumologia e clínica médica. Os usuários contam com equipes de especialistas, estrutura, equipamento e tecnologias de ponta para realização de cirurgias na parede abdominal e gástrica, vias biliares e intestino.

Serviço: O Hospital Jean Bitar funciona na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.