Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EFICIÊNCIA

Tentativa de fuga é frustrada pela polícia e Centro de Recuperação volta à normalidade

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
13/06/2019 23h45
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) informa que o motim no Centro de Recuperação Penitenciária do Pará I (CRPP I), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém, já foi encerrado, e a unidade retoma sua normalidade. Os oito agentes feitos reféns foram liberados, e os internos reconduzidos às celas. O interno ferido durante a movimentação foi encaminhado à Unidade Básica de Saúde (UBS).
O motim começou na tarde desta quinta-feira (13), após uma tentativa de fuga frustrada por policiais alocados nas guaritas da unidade penal. Eles perceberam a movimentação suspeita e deram tiros de advertência. Os presos tentaram pular o muro da unidade, mas a escada utilizada quebrou, impedindo que a ação continuasse. A situação evoluiu para motim com reféns.
Equipes das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e do Batalhão da Polícia Penitenciária (BPOP) estão dando suporte na unidade. A recontagem dos presos já foi feita. A equipe da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (Cavs), da Susipe, também está no local para dar apoio aos agentes prisionais, além das equipes de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI) e Administração Penitenciária (DAP).
O CRPP I registrou cinco tentativas de fuga desde 1º de janeiro de 2019. Foram 26 tentativas de fuga em todo o Estado, no regime fechado, sendo 16 na Região Metropolitana de Belém e 10 no interior. No mesmo período de 2018 houve 32 tentativas de fuga: 19 na RMB e 13 no interior. A redução nas ocorrências, assegura a direção da Susipe, demonstra a eficiência das ações que vêm sendo desenvolvidas desde janeiro deste ano.
O Centro de Recuperação Penitenciária do Pará I comporta, atualmente, 1.186 presos, com capacidade para atender 685, registrando um excedente de 73%.