Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VISITA MONITORADA

Estudantes de escolas públicas conhecem funcionamento do Graesp

Por Aline Saavedra (SECOM)
13/06/2019 23h13

A continuação da programação alusiva aos 60 anos da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) mobilizou nesta quinta-feira (13) estudantes em uma visita monitorada ao centro de operações do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará (Graesp). Exposição de aeronaves, simulação de embarque e desembarque foram algumas das atrações.

Com a visita, os integrantes do Projeto Escola da Vida, atendidos na Associação dos Moradores do Conjunto Catalina (Asmoc) e na Escola Estadual José Márcio Ayres, localizada no bairro do Tapanã, em Belém, ampliaram o conhecimento sobre a atuação da segurança aérea no Pará. "É importante realizarmos eventos como esse para mostrar à população um pouco mais sobre como o Graesp atua na sociedade. Muitas vezes se tem uma ideia de que pilotos e aeronaves são coisas distantes da realidade de muitos, mas não. Nós estamos justamente tentando desconstruir essa concepção, para mostrar que a nossa função é servir à sociedade", declarou o coronel Armando Gonçalves, diretor do Grupamento Aéreo.

Demonstrações - Durante a visita, as crianças e os jovens participaram de uma palestra no auditório do Grupamento, quando conheceram o histórico do Graesp e sua posição no organograma da Segup. Também houve demonstração de todas as aeronaves, suas utilidades e tipos de operações aéreas, bem como os procedimentos de segurança para embarque e desembarque.

No pátio foram demonstrados os princípios para sobrevoar, mecanismos de funcionamento e componentes principais. Após a aula teórica, houve exercício prático de aproximação, embarque e desembarque nos helicópteros.

Cássio Alves, 14 anos, integra o Programa Escola da Vida e pretende se formar em medicina. Após a visita, ele ampliou essa perspectiva, e agora quer ser médico e cuidar da vida de pacientes com o apoio de uma aeronave. "Eu adorei ter conhecido o Graesp, e agora sei que tenho que estudar e me dedicar mais ainda, já que além de ser médico vou estudar para poder cuidar das pessoas dentro dos aviões e helicópteros. Vou ter que aprender mais sobre como subir e descer desse tipo de meio de transporte, e como cuidar das pessoas dentro dele", declarou.

De acordo com o capitão Gilmar Cavalcante, a visita das crianças ao Graesp despertou em muitos o desejo de seguir a carreira militar. Questionado sobre como alcançar essa meta, o capitão respondeu que "com estudo e esforço". Ele acrescentou que "nossa missão não é só mostrar as aeronaves. Elas talvez sejam apenas um atrativo para que eles venham nos visitar, mas eu acho que a mensagem deve ser que eles podem mudar a sua própria realidade através do estudo e do esforço. Eu mesmo era pobre, filho de costureira e de caminhoneiro, mas com muito esforço consegui mudar minha própria realidade", contou.