Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DICAS

Fonoaudióloga alerta para cuidados com a voz e audição no verão

Por Lívia Soares (HOL)
14/06/2019 14h34

Beber bastante água é fundamental para uma voz saudávelNeste período de calor intenso, típico do verão amazônico, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas de saúde, principalmente na voz. Segundo alerta a coordenadora da Divisão de Fonoaudiologia do Hospital Ophir Loyola, Brena Habib, a rouquidão e a dor de garganta são as queixas mais comuns e podem ser evitadas com a hidratação adequada.

"Temos o costume de tomar água apenas quando sentimos sede, porém é necessário ingerir no mínimo de 7 a 8 copos de água por dia. Não deve estar muito gelada devido ao risco de choque térmico, que pode levar à disfonia, caracterizada pela alteração ou enfraquecimento da voz", explica.

Outro fator importante é não ficar exposto a ruídos altos que, acima de 85 decibéis, podem gerar perdas auditivas irreparáveis na parte interna do ouvido. "O costume de potencializar os sons, tantos os automotivos quanto os de outros ambientes, prejudicam não apenas a audição, como a voz, pois fazemos um esforço vocal para ser ouvido", esclarece Brena.

Cuidados – Uma recomendação que a fonoaudióloga dá para os adultos e, principalmente, para pais de crianças, nesta época de calor, quando procuram se refrescar a todo momento, é que tenham cuidado durante o banho de piscina ou mar, para que a água não entre nos ouvidos. O acúmulo de água pode gerar otite, uma infecção do ouvido médio que se não for tratada pode levar à perda da audição.

"Indicamos o uso de protetores auriculares para evitar o acúmulo de água no ouvido durante o banho ou o nado, para evitar uma infecção local, especialmente para aqueles que foram acometidos mais de uma vez", recomenda.

Esses são alguns cuidados que ajudam a manter o aparelho vocal e a audição saudável. Caso os sintomas persistam, como rouquidão por mais de 15 dias e a otite, que apresenta dor muito forte, diminuição da audição, febre, falta de apetite e secreção local, é necessário procurar um especialista no assunto.

Orientações para uma voz saudável
1. Mantenha suas pregas vocais hidratadas. Tome 8 copos de água, no mínimo, por dia;
2. Evitar cigarro, álcool e ar condicionado;
3. Praticar esportes, evitando falar e fazer exercícios de alto impacto ao mesmo tempo;
4. Dormir bem;
5. Durante gripes e resfriados mantenha repouso vocal, se puder. Diminua a rotina e a potência dos exercícios vocais.