Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO

Cadeia do açaí será discutida durante Semana Estadual de Ciência

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
17/06/2019 10h01

Promover um ambiente onde os profissionais que lidam com as diversas etapas da cadeia produtiva de um bem ou serviço possam se reunir com financiadores para debater problemas e encontrar soluções. Este é o objetivo central do programa Desenvolve Pará, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). A primeira edição do programa será realizada no dia 27 de junho, como parte da programação da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento.

"Para dar início ao Desenvolve Pará, vamos falar sobre a cadeia produtiva do açaí, um dos produtos de maior visibilidade do nosso Estado", declara o diretor de Ciência e Tecnologia da Sectet, Demethrius Lucena.

Os resultados serão o foco do evento, esclarece o diretor informando que após a apresentação dos que trabalham na cadeia produtiva, os financiadores públicos ou privados terão a oportunidade de apresentar seus produtos em rodadas de negócios. Dessa forma, o programa estimula o debate e promove resultados, gerando, assim, desenvolvimento. "Os problemas são urgentes, há grande demanda reprimida, exigindo ações imediatas após os debates. Nossa missão é desenvolver o Estado a partir dos holofotes da ciência, da tecnologia e da inovação", ressalta Lucena.

O Seminário "Avanços e desafios da cadeia do açaí", será realizado no Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae no Pará), de 9h às 15h, com a participação de: Marília Amorim, diretora de Políticas de Incentivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que vai falar sobre "Incentivos fiscais para o açaí"; Nivaldo dos Santos, da empresa de beneficiamento de açaí Xingu Fruits, exporá sobre "Mercado atual e tendências para o futuro"; e Hervé Rogez, pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT-Guamá), com o tema "Normatização do padrão de identidade e qualidade da polpa e produtos derivados do açaí".

No horário de 14h às 15h será realizada uma "Rodada de acesso ao crédito", sob a coordenação do Núcleo de Acesso ao Crédito, da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), contando com a participação de órgãos estaduais e federais de fomento. "Além de debater as etapas da cadeia produtiva, identificando gargalos e buscando soluções, vamos proporcionar que os empreendedores tenham contato direto com bancos e agências de fomento. Assim, alcançamos o espírito do programa que é incentivar o desenvolvimento do Pará", enfatiza o diretor Demethrius Lucena.

A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento é promovida pela Sectet, no período de 24 a 27 de junho de 2019. Confira a programação completa.