Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo inicia processo para asfaltar estrada que interliga Pará e Maranhão

Por Elizabete Ribeiro (CRG)
17/06/2019 11h43

Uma vicinal de menos de 10 km, localizada no município de Abel Figueiredo, sudeste paraense, que interliga os estado do Pará ao Maranhão, dando acesso a BR-222, será finalmente asfaltada. A ação, determinada pelo governador Helder Barbalho durante o programa Governo Por Todo o Pará, realizado em Marabá no mês de abril, está sendo comemorada por paraenses e maranhenses.

O secretário regional de governo, João Chamon Neto, esteve no município de Abel Figueiredo e conversou com os representantes municipais. A comitiva que o recebeu, formada por prefeitos e vereadores dos municípios de Abel, Bom Jesus do Tocantins, Rondon do Pará e até mesmo de São Pedro da Água Branca (MA), acompanhou o secretário Regional no trecho que irá receber a pavimentação.

"Quero agradecer à todos que estão aqui, especialmente ao Governo do Estado, pois são mais de vinte anos com essa reivindicação. A notícia que o secretário nos traz hoje dá a certeza de que está tudo acertado com o governador e que estaremos, em breve, assinando o convênio da estrada tão sonhada por essa região", declarou o prefeito Hidelfonso de Abreu Araújo, de Abel.

A vicinal que dá acesso ao posto fiscal da "Vila Carne de Sol" é uma via importante de entrada ao estado do Pará. Por ela passa um grande fluxo de mercadorias vinda do nordeste do país. A liberação do governador para a pavimentação dos 8 quilômetros e 200 metros foi uma das determinações alinhadas pelo governador quando o mesmo recebeu as comitivas dos municípios da região.

"Com menos de 100 dias de governo assumimos o compromisso do asfaltamento desses oito 8,2KM e agora viemos entregar ao prefeito [Hidelfonso] o check-list dos documentos que o município deve apresentar, bem como o projeto que deve ser feito para que a obra seja licitada", explicou o secretário regional João Chamon Neto.

Ainda de acordo com o secretário, como a estrada não é uma PA, a obra não pode ser feita diretamente pela Secretaria de Transportes, mas deve ser licitada para que uma empresa conduza a obra, sendo uma parceria entre o Estado e o Município. O prefeito de São Pedro da Água Branca – MA, Gilsimar Ferreira, o Pelézinho, elogiou a determinação do governador Helder Barbalho. "Nós temos a agradecer pela agilidade do Governador, que em um período tão curto de mandato já está aqui respondendo nossas reivindicações. Estamos felizes em poder presenciar esse momento histórico, quando temos uma garantia de que o serviço será realizado", disse o prefeito.

O governador Helder Barbalho deve assinar a ordem de serviço em Abel Figueiredo tão logo sejam cumpridos os protocolos da licitação da obra.