Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SENSIBILIZAÇÃO

Santa Casa e Hemopa conseguem 100 bolsas de sangue e mais 160 cadastros

Por Helder Ribeiro (SANTA CASA)
19/06/2019 23h16

Após uma campanha de sensibilização para doação de sangue, realizada nesta quarta-feira (19), das 8h30 às 19 h, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) conseguiram cadastrar 160 doadores e captar mais de 100 bolsas de sangue. O objetivo é aumentar o estoque, para atender à demanda da Santa Casa, que realiza por mês cerca de 700 transfusões.

Para o presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona, que doou sangue na campanha, a medida é importante para que servidores e toda a comunidade do entorno do hospital se sintam participantes de um ato de solidariedade para salvar vidas. "É uma ação coordenada pela dra. Lena Alencar, da Diretoria de Ensino e Pesquisa da instituição, que mobilizou toda a equipe e fez a interação do Hemopa e Agência Transfusional da Santa Casa, para darmos prosseguimento à ação, mobilizando servidores, residentes e médicos da residência multiprofissional para contribuirmos com a sociedade", reforçou o presidente.

A advogada Isabela Francez Sassim, moradora de Cametá, município do Baixo Tocantins, já é doadora há três anos, e está em Belém a passeio. "Soube da campanha através de uma amiga, que é residente na Santa Casa, e como não tem posto de doação em Cametá a cada seis meses venho à capital e procuro alguém que precise de sangue na Fundação Hemopa ou na Estação Cidadania, pois para mim doar sangue é uma questão humanitária", disse Isabela Sassim.

'Gesto de amor' - Segundo a assistente social Lina Magno, servidora da Santa Casa, "o atendimento é muito bom e o processo é rápido. Estou aqui pelo compromisso e por entender que a doação de sangue não é um remédio que se compra na farmácia, e sim um gesto de amor. Precisamos participar integralmente dessas ações em prol dos pacientes. Hoje são eles, amanhã pode ser eu, por isso precisamos ter consciência de cidadania e compromisso com a doação voluntária".

A médica Silvia Teixeira, gerente da Agência Transfusional, informou que a Santa Casa realiza uma média de 700 transfusões ao mês, e precisa de doadores para abastecer o estoque da Fundação Hemopa. "Temos a meta de atingir 100 doadores de sangue e 40 doadores de medula óssea, por isso estamos nessa campanha de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. A Fundação Hemopa é nossa parceira e nos abastece com sangue, para atendermos nossos pacientes", acrescentou.

Critérios - Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

As doações de sangue podem ser feitas na sede da Fundação Hemopa e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém, que funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 h. Mais informações: 08002808118 ou (91) 3110-6500.