Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Materno-Infantil celebra 700 partos com nascimento de uma menina

Por Adrielle Sousa (HMIB)
27/06/2019 17h55

Ana Maria Clara chegou ao mundo com 3.700g e 52 cm e foi muito desejada pela mãe Eliane Brito
Próximo de completar nove meses de atividade, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) atingiu a marca de 700 partos, nesta quarta-feira (26), com a chegada da pequena Ana Maria Clara. O HMIB já realizou mais de 12 mil atendimentos, entre consultas e exames.

Ana Maria Clara chegou ao mundo com 3.700g e 52 cm. A bebê número 700 do HMIB foi muito aguardada pela mãe. "Fiz todo meu pré-natal aqui e, assim que cheguei, pude observar a atenção prestada às grávidas e mães, isso me trouxe segurança. Hoje pude dar luz a Ana Maria Clara, uma linda menina saudável. Eu e minha família estamos muito felizes", afirmou Eliane Furtado Brito, 26.

Nestes quase 9 meses de funcionamento, a unidade registrou, no último dia 10 de maio, o nascimento do bebê de número 500. Davi nasceu com 32 semanas e três dias, sendo considerado prematuro, que pesava apenas 1.370 g e media 39 cm. Ele conta com apoio multiprofissional no HMIB e encontra-se internado na unidade para ganho de peso.

"Nos primeiros momentos depois do nascimento do Davi, eu tinha poucas esperanças. Por várias vezes, me questionava sobre a vida do meu filho. Eu não sabia que poderia ter um espaço dentro do hospital ao lado de pessoas tão boas. Cada abraço e cada palavra de fé dada pelas enfermeiras e por todos que me auxiliaram, me deram força e me trouxeram esperanças. Eu mantive a fé e pude ver todos lutando junto comigo pela sobrevivência do meu filho. Sou imensamente grata. Obrigada a todos", falou a mãe Tatiane Sacramenta, 28, emocionada.

O coordenador de enfermagem, Nataliel Miranda, ressalta que essa meta de 700 partos do HMIB em nove meses é alcançada por meio de um grande trabalho em equipe. "Nos sentimos muito orgulhosos em poder partilhar com a população do Baixo Tocantins esta notíci, e mostrar que o nosso empenho em prestar uma assistência segura de qualidade é diária, envolvendo toda a equipe multiprofissional da unidade", disse.

"Nosso hospital oferece uma assistência humanizada, trabalhando desde o pré-parto até o pós-parto. Aqui trabalhamos como um hospital amigo da mulher e da criança, por meio de projetos voltados ao desenvolvimento do vínculo entre mãe e bebê. Essa celebração de 700 partos nascidos só vem reforçar ainda mais que estamos no caminho certo", afirm Miranda.

Sobre o Materno-Infantil
Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil está localizado na cidade de Barcarena, 114 km distante da capital Belém. Mantido pelo governo do Estado e gerenciado pela Pró-Saúde, é uma unidade hospitalar pública que atende média e alta complexidades.

O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos que se enquadram nos critérios de admissão na unidade, bem como gestações de médio e alto risco referenciada e recém nascidos de até 2,5 kg ou 40 semanas pós concepção. Sua abrangência inclui 9 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará.