Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÃO DE SANGUE

Campanha em parceria com o Shopping ajudará a salvar quase 400 pacientes

Por Vera Rojas (HEMOPA)
30/06/2019 13h56

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) iniciará a semana com reforço em seu banco de sangue com a realização da campanha em parceria com o Shopping Metrópole Ananindeua, realizada nos dias 28 e 29. Foi registrado o comparecimento de 130 voluntários que resultou em 93 doações de sangue, que vão atender aproximadamente 372 pacientes internados na rede hospitalar pública e privada.

O segurança Wander da Silva Brito, 32, foi um dos doadores da ação estratégica. Ele trabalha no local e achou a iniciativa uma boa oportunidade para quem não tem tempo de deslocar-se até a sede do Hemopa para contribuir. "Achei bacana por ter conseguido fazer minha doação tão pertinho do meu trabalho. Doe vida. Amar é compartilhar", ressaltou ele que completou sua 16ª doação de sangue do tipo A Positivo.

É a primeira vez que o Hemopa desenvolve uma ação estratégica com o Metrópole. A campanha envolveu não apenas os lojistas, consumidores e visitantes, como também, colaboradores e familiares com o intuito de atingir a meta da campanha

Sem esconder a satisfação com o resultado da coleta , a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, agradeceu cada voluntário pelo sucesso da ação. "Muito obrigada à todos que dedicaram um pouco de seu tempo para salvar vidas. Agradeço ainda a direção deste empreendimento em desenvolver ação de responsabilidade social com a doação de sangue. Tenho certeza que essa foi a primeira de muitas outras campanhas que serão realizadas por essa parceria".

O superintendente do shopping, Rafael Dal Bello, também parabenizou os participantes da campanha e o envolvimento de todos na ação de responsabilidade social em favor da vida. Ele ressalta que o objetivo da mais nova parceria é facilitar o acesso das pessoas que querem ser doadoras, mas devido a correria do dia a dia, não conseguem se deslocar até os serviços de coleta de sangue . "Com isso, pretendemos incrementar o número de doadores da região Metropolitana de Belém. Estamos também fazendo nossa parte, incentivando e esclarecendo nossos colaboradores a serem doadores".

Com essa iniciativa, complementou ele, o Shopping Metrópole Ananindeua pretende ter o maior número de doadores possíveis na região, de modo a definir um calendário de doação, com a presença da unidade móvel do Hemopa no shopping. Rafael destaca ainda que a área de Recursos Humanos mobilizou internamente os colaboradores diretos e indiretos, sensibilizando a todos para abraçarem a causa.
O presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, é um incentivador das campanha e composição de novas parcerias para impulsionar a descentralização da coleta na Região Metropolitana.

"As parcerias são fundamentais para o sucesso das ações em promoção da doação voluntária de sangue tanto na área privada como a pública. Nosso muito obrigado a todos".

Número de doações - De acordo com o Ministério da Saúde, são realizadas cerca de 3,4 milhões de doações de sangue por ano no Brasil, mas apenas 1,6% da população brasileira tem a prática. No Pará, o percentual está acima da média nacional com 2.2% da população doadora. Das coletas efetuadas no Estado, 40% são de mulheres e o restante do sexo masculino. Os jovens (18 /29anos) são responsáveis por 47% das coletas.

Para doar sangue - É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher e a mulher a cada 90 dias.

Serviço: As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h. Mais informações: 08002808118 ou 3110-6500.