Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMPLIAÇÃO

Governo retoma obras do novo sistema de abastecimento de água em Breves

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
03/07/2019 19h06

Foram quase 10 anos de espera por melhorias no fornecimento de água em Breves, na ilha do Marajó. Nesta quarta-feira (3), o governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará, assinou a ordem de serviço para a retomada das obras do novo sistema de abastecimento de água da cidade.

A assinatura renovou as esperanças da professora Nazaré Machado, moradora do município. "Cerca de 70% da população não tem água encanada. Inclusive, nós não pagamos a taxa de água aqui. Apresentamos um documento ao presidente da Cosanpa para que ele olhe pela nossa problemática e a água de qualidade chegue até as nossas casas", disse.

O projeto de ampliação do sistema de abastecimento é de 2010. Em 2013, as obras iniciaram, mas nunca foram concluídas.

O governador do Pará, Helder Barbalho, visitou o local junto com o presidente da Cosanpa, José Antônio De Angelis, a diretoria da Companhia e uma comitiva de autoridades do poder executivo e legislativo do Estado. "Não é justificável que uma obra de 2010, chegando em 2019 não esteja pronta. Porém, não estamos aqui para olhar pelo retrovisor. Nós queremos solucionar e entregar para a população aquilo que não foi entregue no passado: a obra pronta para a população", afirmou o governador.

O novo sistema irá contemplar uma área da cidade que não recebe abastecimento do sistema já existente. Na ordem de serviço, estão programadas a construção da estrutura de captação de água, implantação de adutoras, estação de tratamento, reservatórios, casa de bombas, rede de distribuição, ligações domiciliares e sistemas de operação. O valor do investimento é de cerca de R$ 20 milhões e o prazo para conclusão é de dois anos.

"Durante anos, a Companhia de Saneamento do Pará ficou esquecida, sucateada, e a população foi a maior prejudicada. Estamos trabalhando para reestruturar, reerguer e modernizar a Cosanpa para que os nossos consumidores possam receber o serviço de qualidade. Vamos retomar essa obra que estava parada e entregar para os moradores de Breves o novo sistema de abastecimento de água dentro do prazo previsto", garantiu o presidente da Cosanpa, José Antônio De Angelis.

"Achei emocionante, porque há 10 anos que nós lutamos por essa causa e nunca havíamos tido a oportunidade de falar com um governador, com um secretário de Estado, com o presidente da Cosanpa. A gente se emociona com as autoridades do Estado que vieram até aqui hoje e estão sensibilizadas com o nosso problema. Eu estou acreditando que agora essa obra termina", disse Zairo Benjor, do Movimento pelo Direito ao Uso da Água de Breves.

Depois da assinatura do documento que ordena o imediato retorno das obras, Helder Barbalho lembrou que o tempo em que o Marajó era esquecido acabou.

"Todos têm o direito a ter governo, presença do Estado, de ser enxergado e assistido. Lamentavelmente, ao longo dos anos, o Marajó foi colocado de lado para a agenda de desenvolvimento. Nós estamos aqui devolvendo a esperança das pessoas. Todos os dias, elas devem olhar para o Rio Parauaú, devem tomar banho nele e dizer: 'como que a gente está tão perto da água e tão longe desse bem tão importante para a vida das pessoas'. Vamos corrigir o curso dessa história para garantir que esse rio fantástico, que a oferta hídrica do nosso Estado, possa ser revertida em consumo de água de qualidade para o bem estar da nossa população", finalizou.