Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO

Mangueirão abre agenda para Colônia de Férias

Por Paula Portilho (EMATER)
08/07/2019 10h52

Neste mês de julho, o Estádio Olímpico do Pará EOP/, o Mangueirão, abre agenda de visitas no formato colônia de Férias, voltada para crianças e adolescentes, com o objetivo de aproveitar o período de recesso escolar e atrair o público infanto-juvenil para conhecer o Mangueirão. A programação é realizada pelo Projeto de Extensão "Centro de Visitação", que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) em parceria com Universidade Federal do Pará (Ufpa).

De acordo com Wallace Rodrigues, acadêmico do curso de Turismo da Ufpa e estagiário do projeto, as visitas ganharam mais tempo de duração – de 40 minutos para 3 horas - tem caráter mais educativo através de atividades lúdicas, por exemplo, explicando as dimensões da estrutura do estádio e comparando com diversas áreas do conhecimento. "Por isso, o tempo das visitas foi ampliado. Cada grupo passará mais tempo dentro do estádio e vamos utilizar diversas noções de disciplinas que as crianças e adolescentes vêem na escola, aplicadas à estrutura do Mangueirão", afirma o acadêmico.

Em geral, a visita, guiada por estagiários de curso de Turismo e voluntários do projeto, segue um roteiro pelas arquibancadas, vestiários, Tribuna de Honra e pelo túnel de acesso ao gramado. "Além de guiar as pessoas pelos locais do estádio nos quais em geral, elas não se têm acesso, como o gramado, contamos a história do espaço e fatos importantes aqui ocorridos. As pessoas gostam de conhecer essa história que mostra a evolução do esporte no Pará", conta Wallace.

A gestão do EOP/Mangueirão é de responsabilidade da Seel. O estádio foi inaugurado em 1978 e depois reinaugurado em maio de 2002, sendo é uma das mais belas obras da arquitetura e engenharia da capital paraense, com capacidade para 45.007 pessoas. "O Mangueirão é um espaço de visitação que recebe público durante o ano, então pode atrair crianças e adolescentes para, em suas férias escolares, conhecer o Estádio Olímpico do Pará, sua construção e história. Essa é nossa intenção com a colônia de férias", ressalta o diretor do EOP, Adélio Mendes.

Os horários disponíveis são de 8h30 às 12h e das 14h às 16h30, de segunda a sexta, exceto feriado e em dias de jogos, obedecendo a uma quantidade máxima de 50 pessoas por grupo. O agendamento das visitas deve ser solicitado pelo e-mail visitamangueirao@gmail.com.Outras informações: (91) 3131-2850.