Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFERÊNCIA NO OESTE

Em fase de conclusão, Hospital Regional do Tapajós vai atender seis municípios

Por William Serique (SECOM)
09/07/2019 00h00

O titular da Sespa, Alberto Beltrame, diante das obras do hospital, que estão em fase de conclusãoNesta segunda-feira (8), os secretários de Estado de Saúde, Alberto Beltrame, e de Obras Públicas, Ruy Cabral, inspecionaram as obras do Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, no oeste paraense, que estão sendo concluídas e devem ser entregues à população no segundo semestre deste ano. A vistoria foi acompanhada pelo secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto.

O Hospital Regional do Tapajós terá capacidade para atender cerca de 250 mil pessoas, contemplando, além de Itaituba, os municípios de Novo Progresso, Trairão, Jacareacanga, Aveiro e Rurópolis. A obra representa um investimento de quase R$180 milhões, e conta com financiamento da Caixa Econômica Federal.

A vistoria às obras foi feita pelos secretários da Sespa, Alberto Beltrame, e da Sedop, Ruy Cabral"A obra está no prazo de garantia. As correções, adaptações e testes que forem eventualmente acontecer durante o processo de utilização, deverão ser refeitos. Por isso, hoje nós estamos aqui mais uma vez vistoriando, em contato com os empresários que executaram a obra, em contato com o secretário Beltrame, para a necessidade de nós aceleramos a aquisição dos equipamentos de forma definitiva, e entregarmos essa obra", informou o titular da Sedop, Ruy Cabral.

O terreno onde está sendo construído o hospital - com 12.789,90 metros quadrados - foi doado pelo Estado. A área construída totaliza 16.290 metros quadrados. O hospital foi projetado para ofertar atendimento de alta complexidade, com uma estrutura para 170 leitos, sendo 30 de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) –10 para a UTI adulto, 10 para a neonatal e 10 para a pediátrica. A população terá acesso às seguintes especialidades: clínicas médica e cirúrgica, pediatria e obstetrícia, além de leitos para isolamento; dos serviços de mamografia, ressonância magnética, tomografia, raio X, ultrassonografia, endoscopia e terapia renal substitutiva.

Referência - Para o secretário Alberto Beltrame, a região terá um hospital de referência. "Primeiro precisamos falar da importância do hospital para essa região, que vai atender não só Itaituba, mas todos os municípios próximos, sendo de extrema necessidade e importância para essa população. Nós estivemos aqui em março, durante o Governo Por Todo o Pará e estamos vendo agora o avanço das obras. Estamos nos encaminhando para sua conclusão e consigo estimar, assim como o pessoal da própria empresa, que em aproximadamente 120 dias o hospital será entregue. Nesse período equiparemos o hospital e esperamos colocar em funcionamento antes do final do ano", disse o secretário.

Interior do Hospital Regional do Tapajós, que terá capacidade para atender cerca de 250 mil pessoasSegundo o titular da Sespa, "Nesse momento estamos ajustando a colocação dos equipamentos, como a ressonância magnética, tomografia e centro de esterilização de materiais para a conclusão final da obra. Trata-se de uma obra complexa, cuja a finalização depende da especificação técnica dos equipamentos ainda não entregues".