Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIGNIDADE

Vice-Cônsul da Colômbia elogia o trabalho da Susipe

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
09/07/2019 15h12

Durante uma visita às unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém, a Vice-Cônsul da Colômbia, Nina Paola Guarin, elogiou o trabalho da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe). A Vice-Cônsul está em Belém para apoiar e oferecer assistência aos presos colombianos custodiados no estado. Existem apenas sete internos daquele país em todo Pará.

Na manhã desta terça-feira (9), Nina Paola Guarin visitou o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II (CRPPII) e a Unidade Básica de Saúde, no Complexo Penitenciário de Santa Izabel. Logo depois foi recebida na sede da Susipe pelo Diretor Geral Penitenciário, Coronel Mauro Matos, que garantiu para a Vice-Cônsul a qualidade no tratamento dos internos colombianos.

"Todos os internos da Susipe são tratados conforme a Lei brasileira e os colombianos também, portanto eles têm todo suporte jurídico, social e de saúde que precisam. E coloco a Susipe à disposição do consulado da Colômbia para qualquer situação", disse o diretor.

Segundo a Vice-Cônsul a visita serve para verificar se os colombianos estão sendo tratados com condições de dignidade que qualquer pessoa presa merece, fazer trâmites de documentação e assegurar a situação de saúde e jurídica dos internos.

"Eu agradeço muito a receptividade dada pela equipe da Susipe e das unidades prisionais. Eu vi as pessoas muito humanas no tratamento com os detentos. Tem tudo para o atendimento de saúde e segurança dos colombianos. A Susipe é um modelo para o mundo" assegura Nina Paola, que ainda vai se reunir com representantes da Defensoria Pública e Polícia Federal.