Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POR TODO O PARÁ

Senador José Porfírio comemora escola reformada e asfalto para a cidade

Por Jackie Carrera (SECOM)
11/07/2019 17h40

Governador foi recebido na quadra de esportes da Escola Estadual Rosa Alvarez Rebelo, que foi entregue toda reformada e equipadaDando continuidade à Caravana Por Todo o Pará na região do Xingu, o governador Helder Barbalho desembarcou, nesta quinta-feira (11), em Senador José Porfírio para levar melhorias para a população da cidade, que também é conhecida como "Souzel".

Seu Francisco e dona Maria não escondiam a ansiedade com a visita da comitiva, que dará início ao asfaltamento da rua onde moram. "Estamos há 20 anos aqui e a gente sempre sofre com alagamento nos períodos de chuva. É horrível, a água entra em casa, que é de madeira e piso de chão batido, estraga né?", disse Francisco Conceição. "Com o asfalto vai melhorar muito porque tem muita poeira. A gente vive gripado. Eu limpo a casa toda hora e ainda tenho sinusite, uma trabalheira", completou a esposa, dona Maria.

O casal de agricultores mora na Rua Antônio Barbosa, uma das 14 vias públicas (entre travessas, ruas e passagens) da sede administrativa do município, que receberão serviços de melhoria urbana, totalizando 11 quilômetros de trecho asfaltado.

Helder autorizou a execução de obras de terraplanagem, pavimentação e drenagem de vidas do municípioNa ocasião, o governador assinou a ordem de serviço no valor de R$ 16.491.810,60, que permite a execução de terraplanagem, pavimentação e drenagem das vias, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). Os trabalhos devem durar 8 meses e gerar cerca de 80 empregos diretos na cidade. Além de obras de infraestrutura para Souzel, o governador inaugurou a Escola Estadual de Ensino Médio Rosa Alvarez Rebelo e entregou para o prefeito da cidade, Dirceu Biancardi, o selo de Cidade Digital.

"Há anos pedíamos atenção do Estado para o nosso município. Este ano, fui ao Governo Por Todo o Pará em Santarém e, no encontro com ele, pedi melhorias para a nossa população. Pra minha alegria fomos atendidos na hora. Hoje, me sinto honrado por recebê-lo no meu município. Tenho certeza que continuará nos ajudando daqui pra frente", discursou o prefeito.

O governador Helder Barbalho lembrou que a Caravana Por Todo o Pará, assim como o Governo Por Todo o Pará, realizado no início do ano, faz parte do compromisso que tem com a população paraense.

"Nós estamos cumprindo a palavra de fazer um governo presente. Nesses três dias de Caravana, percorremos 15 municípios. Queremos olhar pelas pessoas, por cada cidade. Aqui em Senador José Porfírio, estamos trazendo obras que vão gerar desenvolvimento e emprego. Eu fico muito feliz de na condição de governador do Estado participar dessa união de esforços com a prefeitura", disse o chefe do Executivo Estadual.

Unidade de ensino vai atender 400 alunos do ensino médio. Laboratórios e sala de informática compõem nova estruturaEscola reformada – Além do governador, estiveram em Senador José Porfírio o vice, Lúcio Vale, e uma comitiva da Assembleia Legislativa do Estado, composta pelos deputados Orlando Lobato, Jacques Neves, Eraldo Pimenta, Miro Sanova, Fábio Filgueiras, Ozório juvenil e o presidente da Alepa, Daniel Santos. Os secretários de Estado, Leila Freire (Seduc), Ruy Barata (Sedop) e Hugo Suenaga (de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca) também participaram da visita.

Diante das autoridades estaduais e municipais, a comitiva foi recebida com uma apresentação de carimbó. O governador ganhou de presente do prefeito um chapéu símbolo de Souzel. As demais autoridades receberam um remo pintado com as bandeiras da cidade e do Pará.

A recepção calorosa foi na quadra de esportes da Escola Estadual Rosa Alvarez Rebelo, que foi entregue toda reformada e equipada para atender mais de 400 alunos do ensino médio. Graças a um investimento de R$ 1.574.651,52, a unidade de ensino ganhou 12 salas de aulas, dois laboratórios, sala de informática, biblioteca e quadra poliesportiva com cobertura. Esta é a primeira reforma que a escola teve em 28 anos.

Para a técnica de enfermagem, Talita Aguiar, que cursou todo o ensino médio na unidade, foi emocionante vê-la reformada. "Eu fico muito alegre de encontrar a escola assim. Tá linda. Porque antes era muito precária, com o telhado deteriorado. Quando chovia molhava tudo, era escorregadio e ficava tudo alagado. E não existia quadra de esportes nem os laboratórios. Agora tá perfeita", contou Talita.

A secretária de Educação do Estado, Leila Freire, pediu para que todos cuidassem da escola, que é patrimônio público, e enfatizou o compromisso com a educação em todo o Pará. "Estamos trabalhando no mês de julho para que no dia 1° de agosto todos os alunos e professores da rede estadual estejam em sala de aula. Vamos garantir o direito de aprender a todos os estudantes".

Internet – Ainda em Senador José Porfírio, o governador entregou ao prefeito o Selo de Cidade Digital. O município é um dos seis por onde a Caravana passou a receber pontos de internet livre, a partir da Instalação do sistema pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodepa). A banda larga vai tornar mais eficiente o atendimento de órgãos estaduais presentes na cidade, como escritórios da Emater e Adepará, delegacia da cidade e a própria escola inaugurada.

Para o escrivão do município, Smith Leite, o Selo Digital veio para agilizar o trabalho da polícia em Souzel. "Com internet rápida não vamos mais precisar se deslocar pra outra cidade para concluir um inquérito, por exemplo. Isso vai melhorar demais, sobretudo, o serviço de combate à criminalidade na região", enfatizou.