Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO

Alunos da Escola Eduardo Angelim transformam fibra de coco em compensado

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
15/07/2019 13h52

Um projeto desenvolvido por um grupo de alunos da Escola Estadual Eduardo Angelin, em Barcarena, está transformando fibra de coco em compensado. O projeto "Compensado de casca e fibra de coco" iniciou quando o aluno do 2º ano do ensino médio, Denilson Silva, de 17 anos, não soube como descartar os restos do coco depois de ter retirado a polpa para que sua mãe fizesse um bolo. "O Denilson então resolveu pesquisar na internet e depois de encontrar algumas dicas, levou a ideia para a escola e daí surgiu o projeto", explica a professora e orientadora da equipe, Dalila Silva.

Sob a co-orientação do professor e coordenador da feira, Miguel Pereira, o Denilson, juntamente com os alunos e colegas de equipe Carlos Netto, Thais Paiva, Luanderson Silva e Diego Pena, aperfeiçoaram a ideia até chegar ao formato do compensado. Depois disso, o professor conseguiu inscrevê-lo na Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA) e Movimento Científico Norte Nordeste (MOCINN), realizada dois meses depois na cidade de Abaetetuba, no interior do Estado. Na época, o projeto fez tanto sucesso que ganhou o 2° lugar na categoria Ciências Biológicas, além de um credenciamento dos avaliadores da feira, para a Exposição de Ciência, Engenharia, Tecnologia e Inovação (Expoceti).

Na Expoceti, os alunos ganharam o 2º lugar na categoria de Engenharia e dois credenciamentos, um deles a Feira Nacional e outra Internacional, que ocorrerá no Peru. A Seduc/PA foi uma das patrocinadoras da viagem dos alunos e dos professores, já que o projeto é feito 100% artesanalmente com todas as despesas custeadas pela própria escola e com a ajuda dos pais dos alunos. "Consideramos que iniciativas desta natureza, de nível tão alto de criatividade, precisam ser incentivadas pelo governo do estado", considera a secretária Leila Freire.

Segundo Dalila, a ideia é que o compensado possa ser utilizado comercialmente na economia local na fabricação de móveis, como mesas, armários e guarda roupa, além de painel para jardim e vasos decorativos.