Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANEJAMENTO

Órgãos do Estado debatem modelos de gestão de transferências da União

Por Cintia Magno (SEPLAN)
17/07/2019 14h43

A Secretaria de Planejamento do Pará (Seplan) deu início, nesta semana, à série de reuniões de alinhamento com os órgãos do Estado para tratar sobre a Rede Sincov, a Plataforma +Brasil e o Modelo de Excelência na Gestão das Transferências Voluntárias.

A Seplan é responsável pela coordenação que representa o Pará dentro da Rede+Brasil – rede de governança colaborativa que atua na busca por melhorias nos processos de gestão das transferências da União – e, portanto, conduz as atividades das reuniões de alinhamento.

Na última segunda-feira (15), servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) participaram da agenda realizada na sede da Seplan. Já na terça-feira (16), foi a vez da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e, nesta quarta-feira (17), da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

De acordo com o cronograma, as próximas secretarias a tratar do assunto serão a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), na quinta-feira (18), e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que se reúne no dia 23 de julho.

Coordenadora-geral do Pará na Plataforma+Brasil, Marta Gonçalves Tavares da Silva aponta que os encontros têm como objetivo alinhar as informações da Plataforma Rede +Brasil.

"O propósito é trabalhar junto à equipe técnica de cada secretaria, que são responsáveis pela execução dos instrumentos formalizados com a União, o conhecimento das tratativas da Rede e a sistemática das ações necessárias à melhoria da gestão nas transferências voluntárias. Isso implica diretamente na melhoria do Índice de Desempenho da Gestão das Transferências Voluntárias da União (IRDTV), pelo qual, o Ministério da Economia acompanhará a evolução do Estado, atribuindo um selo de qualidade", disse Marta.

A coordenadora aponta, ainda, que "essa oportunidade foi planejada com o intuito de promover a aproximação das equipes técnicas dos órgãos com os novos coordenadores da Rede no Estado e com a Diretoria de Captação de Recursos (Dicap) da Seplan".

O processo faz parte do cumprimento das ações do plano de trabalho contido no Acordo de Cooperação Técnica nº 018, assinado pelo governo do Estado e Ministério da Economia. Os órgãos ainda não agendados podem entrar em contato com a Seplan através dos telefones (91) 3204-7530 e 3204-7448.

Sistemas – A Plataforma+Brasil integra online os sistemas para operacionalização de várias modalidades de transferências de recursos da União. Surgiu como uma evolução do antigo Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Sincov), ferramenta criada pelo Governo Federal em 2008 e tida como referência na transferência de recursos públicos.