Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO

Detran trabalha ações educativas para pais e filhos nestas férias

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
24/07/2019 16h43

As famílias que forem curtir a noite na orla do Maçarico, em Salinas, no próximo fim de semana, poderão participar de sessão de pinturas e jogos educativos com a temática segurança no trânsito. As ações serão realizadas pelos agentes de educação do Detran, em parceria com a prefeitura e associação dos bares do município.

As atividades, desenvolvidas também no fim de semana passado (13 e 14), em vários municípios do Estado dentro da Operação Verão 2019, têm como principal alvo o público infantil e são direcionadas para lembrar sobre os fatores de riscos, tendo como objetivo despertar a consciência e respeito dos pequenos para com o trânsito.

O trabalho realizado pelos agentes é dividido em grupos, com equipes especializadas em abordar crianças e adultos. "Quando os responsáveis deixam a criança com nossa equipe, nós também o abordamos e entramos com outro material, específico para adulto, ressaltando o uso de equipamentos, alertando sobre bebida e direção. Tentamos atender todos os públicos, individualmente ou coletivamente", explica o analista de Trânsito do Detran, Mário Valente.

"O intuito é educar esses pequenos cidadãos para que futuramente tenhamos uma sociedade composta por adultos mais conscientes de seus direitos e deveres dentro do trânsito", complementa o analista.

O engenheiro Cristian Souza, 29, costuma viajar com a família e diz que sempre ressalta para o filho de 8 anos a importância de se respeitar as leis de trânsito. "Aqui, em casa eu já aviso que não saio sem que todo mundo já tenha colocado o cinto de segurança. Costumo brincar dizendo que sem isso o carro não anda", conta. "Sou o exemplo mais próximo dele, e acho importante que ele aprenda desde cedo a ter responsabilidades e respeito em qualquer área com que ele tenha contato. O sinal está vermelho? Espero, mesmo que não haja pedestres atravessando a faixa, é meu dever. Ele absorve", disse o engenheiro.

Para o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Victor Oliveira, os efeitos de ensinar as crianças sobre o respeito às leis de trânsito têm resultados a longo prazo, no sentido de instigar o imaginário dela sobre o que é correto, quanto de forma imediata, na interiorização dos bons costumes. "As atividades promovidas têm uma metodologia pedagógica de absorção de valores éticos, de respeito mútuo no espaço público do trânsito. Isso encontra amplitude na sensibilização dos pais dessas crianças, no que se refere a esses valores e postura adequada no trânsito", comenta.

* Colaboração: Ana Laura Costa