Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Governo leva políticas públicas do TerPaz ao Icuí

Por Marta Brasil (SEAC)
29/07/2019 16h09

O território do Icuí, em Ananindeua, começou nesta segunda-feira a receber ações de políticas públicas do TerPaz, programa do Governo do Estado que associa ações de segurança e de políticas públicas para reduzir os elevados índices de violência em áreas da Grande Belém. "O Icuí está recebendo, agora, a presença do governo e isso vai ser permanente. O estado não vai apenas promover ações pontuais e depois se afastar. Isso vai ser para sempre", garantiu o secretário de Estado de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri, cuja pasta coordena a implantação do programa.

A população compareceu às escolas Celina Del Tetto, Maria de Nazaré e Francisco Paulo Mendes, a partir de onde as ações de políticas públicas começaram a ser implantadas no bairro. Inscrições para o Credcidadão e programa Empodera, para pequenos empreendedores e mães empreendedoras; 1º Ofício, de incentivo ao primeiro emprego; atividades de esporte e lazer e ônibus biblioteca, entre outras ações, foram acessadas já neste primeiro contato com a comunidade. Informações sobre emissão de certidão de nascimento, hortas sociais, cadastro e pesquisa para empregos também foram muito procurados pelos moradores locais. "É isso que o governo quer. Que a comunidade seja a principal protagonista desse programa, ocupando os espaços e as ações propostas", ressaltou Balestreri.

Rosa Oliveira, de 16 anos, foi se inscrever no programa 1º Ofício, que encaminha jovens de 14 a 24 anos para o primeiro emprego e disse que espera uma oportunidade de trabalho. "Preciso de uma renda para fazer minhas coisas", disse. Ela entrou no cadastro da Secretaria de Emprego e Renda do Estado (Seaster) que está inscrevendo para o projeto a ser inaugurado no final do mês de agosto. Para se cadastrar, é preciso estar matriculado na escola e morar em uma área de vulnerabilidade social.

A dona de casa Silvia Pinheiro, 41, foi à escola Maria de Nazaré procurar informações e ajuda para melhorar seu pequeno negócio. Ela possui um armarinho onde vende produtos diversificados e fornece água mineral. Foi em busca de um crédito para abastecer melhor o pequeno comércio. "Quero melhorar de vida para ajudar meus filhos a ser alguém", disse. O filho mais velho, Giovani, 18 anos, é músico e faz cursinho visando ingressar no curso superior de música da Uepa. A menor, de 7 anos, Ludmila, ainda não sabe o que quer ser quando crescer, mas a mãe já sabe o que fazer. "Vou apoiar meus dois filhos a serem aquilo que eles escolherem. Acredito em um futuro melhor para eles. Por isso estou aqui", disse a dona de casa, esperançosa.

Em parceria com os órgãos do governo, o Sebrae tem desenvolvido ações junto aos empreendedores para garantir o bom desempenho dos negócios e o bom aproveitamento dos créditos que serão liberados. Palestras sobre microempreendedorismo e legalização de empresas fazem parte da grade de ações do órgão nos Territórios pela Paz. Na Escola Estadual Francisco Paulo Mendes, a UFPA e a (Secretaria de Ciência e Tecnologia) Sectet, desenvolveram o Projeto "Meu endereço: lugar de paz e segurança social". A iniciativa oferece assistência técnica profissional e inovação tecnológica em direito à cidade e inclusão social para reduzir os conflitos socioambientais urbanos.

As ações do Icuí seguem um planejamento de ações de políticas públicas nos bairros selecionados pelo programa. Ao todo, são sete territórios incluídos: Icuí (Ananindeua), Nova União (Marituba), Jurunas, Guamá, Terra Firme, Benguí e Cabanagem (Belém). A Cabanagem foi o primeiro a receber as ações, antes do Icuí e continuou com o ingresso de projetos nesta segunda-feira. O próximo território a receber ações de políticas públicas será Nova União, em Marituba.