Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACOLHIMENTO

Escolas estaduais recebem alunos no primeiro dia de aulas do segundo semestre

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
01/08/2019 19h08

Gestores, diretores, técnicos e professores receberam os alunos nas escolas da rede estadualA volta às aulas do segundo semestre, nesta quinta-feira (1º de agosto), foi marcada por acolhimento e descontração na maioria das escolas da rede estadual do Pará. Desde as primeiras horas da manhã, gestores, diretores, técnicos e professores receberam os alunos nas escolas, como forma de incentivo. Na Escola de Educação Profissional Tecnológica (EETPA) em Monte Alegre, no oeste paraense, os alunos lotaram o auditório para uma recepção que teve a participação de grupo de dança rítmica.

Em Óbidos, na mesma região, a volta às aulas foi comemorada com a revitalização da estrutura física da Escola Professor Maurício Hamoy, conduzida pela comunidade. Nas escolas, paredes e corredores foram preenchidos com murais lúdicos e coloridos, além de cartazes da campanha "Fora da Escola Não Pode. Na Escola, sem Aprender Também Não Pode". Outro detalhe são os quadros de infrequência, que já estão monitorando os alunos ausentes e auxiliando na busca ativa.

Na Escola Estadual Colônia do Chicano a acolhida ocorreu com palestras educativas e atividades lúdicas. Na Escola Antônio Moreira, os educadores realizaram dinâmica do balão, em que os alunos foram incentivados a refletir sobre o que não querem que ocorra no segundo semestre. No bairro Icuí, os alunos participaram de aula, sessão de vídeo e cinema com pipoca. Já na Escola Zacarias de Assunção, o primeiro dia de aula foi animado pela banda musical da escola, a Blue School. Como forma de incentivo, em algumas escolas houve aluno que ganhou medalha por comparecer ao primeiro dia de aula.

Milhares de alunos não perderam o primeiro dia de aulasAdesão - Segundo dados da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), 90% das escolas da rede estadual iniciaram o semestre nesta quinta-feira. As demais ainda estão com obras emergenciais em fase de conclusão, e devem retomar as aulas na próxima semana. O Pará possui cerca de mil escolas estaduais, com mais de 500 mil estudantes. "Foi uma adesão considerada massiva, um grande desafio aos gestores e diretores que ouviram o nosso chamado, para garantir a presença do aluno na escola desde o primeiro dia", ressaltou a secretária-adjunta de Ensino, Ana Paula Renato.

A retomada das aulas no primeiro dia do mês também é uma forma de garantir aos alunos o direito à aprendizagem, com no mínimo 200 dias letivos. Para alcançar essa meta, a Seduc lançou no início de julho a campanha "Volta às Aulas - Fora da escola não pode". As escolas Benjamin Constant e Visconde de Souza Franco, por exemplo, contaram com uma quantidade expressiva de estudantes nesta quinta-feira.

Estímulo - A "Benjamin Constant", assim como outras escolas, está trabalhando o retorno às aulas desde o começo da semana, reunindo professores e técnicos. "Todos nós abraçamos e parabenizamos a Seduc pela campanha, que, sem dúvida, foi fundamental para estimular a estarem aqui no primeiro dia de aula", informou a gestora da Unidade Seduc na Escola (Use 04), Alini Cruz.

O estudante Reyzon Wilhames, do 7º ano do ensino fundamental, estava entre os que retornaram à escola no primeiro dia de aula. "Eu cheguei de viagem ontem para poder estar na escola hoje. Meus pais não gostam que eu falte às aulas, e eu não gosto de perder os conteúdos", afirmou.O acolhimento aos alunos ocorreu no ensino fundamental e no ensino médio

Para a professora de Química Roberta Brasil, o retorno no primeiro dia é muito importante. "Nós (professores) estamos aqui com todo o gás, já ministrando nossas aulas e avançando no conteúdo, para que eles não percam nada", disse a professora.