Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Jogos Paraolímpicos Estudantis começam nesta quarta (7) em Belém

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
07/08/2019 11h14

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (Nel), realiza nesta quarta-feira (7), em Belém, a abertura do 12º Jogos Paraolímpicos Estudantis de 2019. A competição é o maior evento paradesportivo voltado para alunos com limitações e deficiências. A programação oficial terá início às 18h, no Hotel Gold Martan

A edição deste ano deve reunir cerca de 300 pessoas, entre atletas, professores, técnicos, comissões e o público visitante. O programa tem como principal objetivo utilizar o esporte como instrumento de inserção social e de resgate da autoestima dos jovens e contribuir para a melhora da qualidade de vida, oportunizando aos jovens com deficiências a prática de  esportes de forma comum e saudável.

Neste ano, a programação conta com nove modalidades: goalball, atletismo, bocha, natação, judô, tênis de mesa, parabadminton, voleibol sentado e futebol. O evento conta, ainda, com oficinas e cursos de arbitragem de bocha, arbitragem de goalball e oficina de arbitragem de atletismo.

Participam da competição, atletas de escolas públicas e privadas do Pará. Os vencedores de cada modalidade esportiva serão premiados no local e os atletas classificados irão representar o Estado do Pará nas paraolimpíadas escolares que acontecem em São Paulo, em novembro.