Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIGNIDADE

Governo por Todo o Pará leva Cidadania ao município de Breves

Por William Serique (SECOM)
09/08/2019 12h56

A escola Miguel Bitar, no centro de Breves, amanheceu diferente nesta sexta-feira (09). É que as aulas escolares deram lugar para ação de cidadania, promovida pelo Governo do Estado, através da Fundação ParáPaz. O evento que contou com a presença do Governador do Estado, Helder Barbalho, da primeira-dama, Daniela Barbalho, do prefeito do município, Antônio da Silva, reuniu diferentes órgãos do Estado e instituições parceiras que prestam serviços à população para um dia dedicado para o atendimento ao público. Mais de 3 mil pessoas foram atendidas de 8h às 17h.

A presidente do ParáPaz, Ray Tavares, não escondia a felicidade devido ao sucesso de mais uma Ação de Cidadania. “Mais uma ação e mais uma vez a gente comprova a necessidade que o povo estava sedento desses serviços e a sensibilidade do governo em trazer a ação itinerante... O sucesso é muito grande porque estamos levando aquilo que eles estão precisando, como a emissão de documentação e atendimento médico. Na verdade, isto era uma dívida com o povo, um trabalho que estava atrasado e agora o governo do estado está resgatando isto este braço de ação. Estamos muito satisfeitos em perceber o quanto estamos conseguindo atender as necessidades do povo”, destacou.

Estão sendo oferecidos serviços de emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, primeira e segunda vias de certidões. Atendimento odontológico, oftalmológico, clínica médica e pediatria, vacinação e emissão de carteira do SUS. Também não faltaram ações de embelezamento, design de sobrancelha e manicure. Além da parceria com o Sebrae, Cosanpa e equipe do CadUnico, entregando as carteiras que foram tiradas. O Detran presente, reforçando orientações no trânsito. “Vim pra tirar minha carteira de trabalho, porque meu cunhado trabalha numa padaria e de vez em quando sai alguém e eu não posso entrar porque eles assinam carteira e eu não tenho. Agora com a carteira vou poder me candidatar pra outros trabalhos”, relatou Raquel Pantoja, dona de casa.

Uma das secretarias presentes na Ação é a de Saúde, por isso, a população aproveitou os serviços gratuitos, como consultas médicas para verificar se estava tudo certinho com a saúde. Romário Campos, de 26 anos, que é estudante e mora em Rio Jaburu, que fica distante quatro horas de viagem de barco até Breves, chegou há uns dias na cidade, mas não conseguiu consulta e hoje, na ação, pode ser atendido por um médico. “Tô há 6 meses com a garganta inflamada, doendo, precisando de uma consulta. Cheguei antes em Breves, mas não consegui me consultar, aí soube da ação, fiquei mais uns dias na cidade pra tentar consulta e consegui. Fui consultado e medicado. Queria agradecer a oportunidade que o governo tem dado pra gente, que não tem condições”.

A ação de cidadania marca o início do segundo dia do programa Governo por Todo o Pará que desde ontem está levando investimentos, anunciando obras, dialogando com prefeitos e lideranças dos municípios do Marajó.  

Para o chefe do poder executivo, a Ação é o início da consolidação da prestação de conta com a população. “O conceito governo por todo o Pará é aproximar o governo da população, aproximar dos municípios, por isso, tratamos das relações administrativas com cada cidade, ouvindo delegações que são compostas por membros da sociedade, sindicatos, representações, líderes políticos, prefeitos, vereadores para que com isto o governo do estado e os municípios possam trabalhar lado a lado na construção de ações que tragam benefícios para população. E dentre as ações, a prestação de serviço é fundamental. Através do ParáPaz, de maneira rápida e perto de suas casas, as pessoas podem ter acesso a serviços de saúde, identificação, assistência e proteção social. Isto tudo compõe a sensibilidade que o governo deve ter, de atender e estar próximo das pessoas, a colaborar com a vida da população”, finalizou.