Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E EDUCAÇÃO

Hospital Municipal Teonila Alves é entregue à população de Anajás

Por Isabela Quirino (EGPA)
09/08/2019 16h53

Centenas de moradores de Anajás participaram da entrega do Hospital Teonila AlvesA população de Anajás, município do Arquipélago do Marajó, lotou a rua mais movimentada da sede municipal para acompanhar a reinauguração do Hospital Municipal Teonila Alves, nesta sexta-feira (09). Terceiro município da região a receber a agenda de trabalho do Governo por Todo o Pará, iniciada na quinta-feira (8), no município de Breves, tendo à frente o governador Helder Barbalho e o vice-governador, Lúcio Vale.

O governador Helder Barbalho percorreu todas as dependências do hospitalCom 22 novos leitos, o hospital atende emergência, cirurgia e clínica médica, e realiza exames laboratoriais, ultrassom e raio-X, além de dispor da primeira cama PPP (pré e pós-parto) em Anajás. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) repassou à unidade uma nova máquina para hemogramas.

Edmilson Palmeiras, representante da comunidade Bela Vista de Anajás, uma das mais próximas da sede municipal, também beneficiada pela nova unidade de saúde, participou da inauguração. "Como cidadãos, nós queremos ver o trabalho sendo feito. E ver o Governo do Pará participando na nossa região é importante para nós. O governador vê a nossa necessidade de perto e as melhorias que são realizadas também", declarou.

Anajás é um dos municípios centrais do Marajó, pertence à microrregião dos Furos de Breves, com uma extensão territorial de 6.672 km², onde vivem quase 25 mil habitantes. O acesso ao município é feito principalmente por via fluvial, por isso a reforma do hospital é uma grande conquista para milhares de pessoas.

Edna Moraes, 56 anos, moradora de Anajás, expôs suas expectativas de que o hospital traga benefícios para toda a população. "Tive minha última filha aqui, com ele ainda antigo, e agora está lindo", disse Edna, acrescentando que "a gente espera que o hospital consiga receber e cuidar das pessoas que procuram e precisam".

O descerramento da placa de inauguração da nova unidade de saúdeNova história - O governador Helder Barbalho destacou a importância da estrutura de governo no Marajó. "A ausência do Estado faz com que a população sofra as consequências. Nós desejamos construir, e estamos fazendo desde o primeiro dia uma nova história, um novo capítulo da presença de governo onde as pessoas estão. Particularmente em Anajás, poder atender a saúde, a educação e a infraestrutura é motivo de profunda alegria", assegurou.

Durante seu pronunciamento na inauguração do hospital, o governador anunciou mais benefícios para o município, como a reforma da Escola Rui Barbosa, autorização para construção da quadra de esportes, melhoria no transporte escolar, novo contrato para remoção de pacientes por via aérea, Unidade Integrada de Polícia e pagamento de benefícios para moradores locais, a partir dos próximos meses, pelo Banco do Estado do Pará (Banpará).

Jacy Barros, prefeita de Anajás, citou o valor do investimento no hospital, R$ 900 mil, e ressaltou a importância de o governador do Estado, secretários e outras autoridades estarem na região. "Para mim é gratificante inaugurar essa obra junto com o governador", disse a gestora, para quem "o governador veio ao Marajó, viu a nossa realidade e ajudou o município com melhorias reais para o povo".Equipado, o Hospital Municipal é uma conquista da população

A secretária Municipal de Saúde, Kelly Barros, destacou a importância da visita da comitiva do Governo por Todo o Pará, afirmando que a "visita do governador aqui em Anajás é um fato histórico. É importante para o povo anajaense ver a preocupação em conhecer e visitar a nossa região".

Visitas - Após a inauguração do hospital, a comitiva visitou a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rui Barbosa. José Antônio De Angelis, presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), aproveitou a programação para visitar, também, a sede do órgão no município.

O Governo Por Todo o Pará transfere a sede administrativa estadual para outras regiões, a fim de conhecer in loco as necessidades e discutir soluções para os municípios, e também levar obras e serviços para todos os cidadãos. O programa já passou pelas regiões do Baixo Amazonas e Carajás.

No Marajó, as ações serão realizadas em sete municípios. A agenda de trabalho será encerrada no sábado (10), com programação em Soure.