Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANEAMENTO

Cosanpa e Prefeitura de Cachoeira do Arari assinam convênio de cooperação

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
14/08/2019 11h04

O presidente da Cosanpa ao lado do prefeito de Cachoeira do Arari e da assessora de Regulação e Novos Negócios da CosanpaO primeiro passo para o avanço dos serviços de saneamento básico para o município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, já foi dado. A prefeitura municipal assinou um convênio de cooperação com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) que dá início ao processo de regularização da concessão dos serviços de água e esgoto para o município.

Pela Constituição Federal, o município é o ente federativo responsável pelo atendimento de esgoto e abastecimento de água. Mas, a prefeitura pode delegar a responsabilidade para o governo estadual através de Concessão. Atualmente, a Cosanpa atende 53 dos 144 municípios paraenses.  

Para o presidente da Companhia, José Antonio De Angelis, a assinatura do documento é importante para que o município possa receber investimentos que estão sendo planejados para a região do Marajó. “A parceria com entre prefeitura e a Cosanpa significa muito. A gente está avançando em alguns municípios e esse desenvolvimento que a gente pode levar em saneamento para a cidade é muito importante e, para isso, nós temos que firmar esses convênios para formalizar e deixar tudo regularizado”, explicou De Angelis.

A assinatura do documento foi feita realizada na terça-feira (13), na sede da Cosanpa, em Belém. “Para nós, é um evento histórico. Representa o avanço no tratamento de água e esgoto no nosso município. Nós já tivemos informações que o nosso plano de saneamento foi finalizado pela Funasa e receberemos daqui há alguns dias. Juntando esforços com o governo estadual, através da Cosanpa, nós levaremos tratamento de esgoto, saneamento e abastecimento de água de qualidade para o nosso município”, comemorou Jaime Barbosa, prefeito de Cachoeira do Arari.