Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PAN NA ESCOLA

Professora da UFPA será homenageada na 23ª Feira do Livro

Por Ailson Braga (IOE)
14/08/2019 15h39

A professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Socorro Simões, esteve na Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), nesta quarta-feira (14), para confirmar sua participação na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Ela fará parte da programação Pan na Escola, uma ação do Portal do Conhecimento que pretende aproximar o escritor do público estudantil.

Socorro Simões estará no próximo dia 28, das 8h às 10h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Lenira Teixeira, no bairro da Cabanagem, e falará sobre o tema “Vozes do Imaginário”, quando abordará aspectos de parte de sua extensa pesquisa sobre lendas e mitos da Amazônia. A pesquisadora receberá ainda uma homenagem dos alunos, que farão uma encenação sobre seus estudos.  

“Estou honrada e emocionada ao saber dessa homenagem. Sinceramente, não esperava, fui apanhada de surpresa. É bom saber que nós, de alguma forma, influenciamos as novas gerações a conhecer e valorizar a nossa cultura”, afirmou a professora. 

A coordenadora do projeto Portal do Conhecimento, Ellana Fiama, explicou que a ação Pan na Escola é estruturada pela Ioepa, com as Secretarias de Educação (Seduc) e de Cultura (Secult), para escolha das escolas e dos eixos temáticos. “Como nessa Feira do Livro vão se destacar as diversas vozes do povo brasileiro, como a das mulheres, LGBTs e do imaginário, acreditamos que a pesquisa da professora Socorro Simões com o lendário amazônico, a partir da oralidade das comunidades paraenses, casa perfeitamente com a proposta”. 

O presidente da Ioepa, Jorge Panzera recebeu de Socorro Simões os livros “Programa Campos Flutuantes – Rumo ao Marajó”, “Traços e Laços da Amazônia” e “Infopap – Dez anos de seminários embarcados”, todos relacionados à divulgação de sua pesquisa sobre o imaginário e o lendário amazônicos. Jorge, por sua vez, ofertou à professora os livros “Baú do Sarau” e “Arte da Cosinha”, publicados pela Ioepa.

A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes será realizada de 24 de agosto a 1º de setembro, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.