Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

ParáPaz implanta projetos do TerPaz no bairro do Icuí

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
19/08/2019 13h45

Voltados para jovens entre 14 e 29 anos, "Geração Digital” e “Espaços Abertos” vão ofertar lazer e qualificação profissionalDando continuidade às ações do programa Territórios pela Paz (TerPaz), o Governo do Pará, através da Fundação ParáPaz, implantou na manhã de hoje (19), dois projetos que farão a diferença no bairro do Icuí, na Escola Celina Del-Tetto, em Ananindeua.

O “Geração Digital” e o “Espaços Abertos” proporcionarão lazer, qualificação profissional e melhoria na qualidade de vida dos moradores. Inserindo jovens e adolescentes, entre 14 e 29 anos, na era digital através de curso de informática, palestras, oficinas de criação de sites e games e, também, proporcionando para a população em geral aulas de futebol masculino e feminino, ginástica multifuncional, judô, natação, hidroginástica, capoeira, Muai Thai e basquete.

“Somos um braço de ação do governo, por isso trabalhamos para garantir melhores oportunidades no mercado de trabalho e proporcionar lazer para os moradores. Queremos atender desde os jovens até os idosos. Nosso espaço está aberto para todos”, concluiu Ray Tavares, presidente da Fundação ParáPaz.

De acordo com o professor Felipe Carrera, responsável pelas aulas de informática no bairro do Icuí, o nível dos alunos é bem básico. “Muitos não sabiam nem ligar o computador, mas todos estão super empenhados” .Foi o caso do jovem Lucas Reis, de 16 anos, que teve seu primeiro acesso à informática hoje, durante a aula. “Gosto muito de vídeo game e futuramente quero ser designer de games, mas pra isso preciso de conhecimento. É um incentivo pro meu futuro”. Já a aluna Jennifer Oliveira, 14, veio acompanhada da mãe e estava bastante entusiasmada para sua primeira aula. “Eu só mexo no celular, e hoje a minha dificuldade foi com o teclado do computador, que eu não sabia como colocar a pontuação. Achei um pouco difícil, mas com as aulas vou conseguindo melhorar” falou, contente. A mãe de Jennifer, Dorielen Oliveira, estava tão empolgada quanto a filha e agradeceu a oportunidade dada gratuitamente à população. “Todo o bairro tá muito feliz e satisfeito com esses projetos”, disse.

A dona de casa, Kelly Ferreira dos Santos passava o dia inteiro em casa, com indisposição, e quando ficou sabendo do início do projeto “Espaços Abertos”, foi até a escola para participar. “Eu ficava estressada em casa, o dia inteiro sem fazer nada, aí resolvi vir e ainda trouxe meus dois filhos também. Eles ficavam brincando na rua e aqui é bem mais seguro. Fazem judô, futebol, fico mais tranquila”.

Para um dos diretores da escola, irmão Janeilton Araújo, a parceria é de extrema importância, pois já havia uma certa estrutura, mas não tinham recursos suficientes para proporcionar um curso de qualidade para os jovens. “Há alunos maravilhosos que só precisam de um ponta pé inicial, que gostam de adquirir conhecimento, mas que não têm oportunidades. Essa parceria vai mudar a vida de muitas pessoas”, concluiu.

Projetos - A Fundação possui dez projetos que serão implantados nos sete bairros que fazem parte do TerPaz. No mês de julho, foram implantados na Cabanagem, onde cerca de 200 pessoas praticam atividades de lazer e 180 alunos estão cursando informática.

TerPaz - O governador Helder Barbalho assinou no dia 10.06 o decreto de criação do programa Territórios pela Paz, um amplo esforço do Governo Estadual para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e ações de cidadania em sete bairros da Grande Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Benguí e Cabanagem (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba).