Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANEAMENTO

Obra de esgotamento sanitário em Marabá será finalizada até o final deste ano

Novo sistema beneficiará 75 mil pessoas no município

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
21/08/2019 09h10

sedrgBuscando melhorar os índices de saneamento do Estado, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) tem investido em obras de ampliação de abastecimento de água e esgotamento. Uma dessas obras é a do sistema de esgotamento sanitário de Marabá, no sudeste do Estado, que deverá ser finalizada até dezembro de 2019. Ao todo, serão beneficiados 75 mil moradores.

Durante uma visita a Marabá, o presidente da Cosanpa, José Antônio De Angelis, juntamente com uma equipe da Companhia visitou a obra do sistema de esgotamento sanitário, que já está em pleno funcionamento. “O nosso sistema de é muito moderno, todo automatizado, um grande ganho para população de Marabá. As elevatórias de responsabilidade da Cosanpa já estão funcionando, estamos na fase de complemento, finalizando a essa segunda etapa da obra com a instalação da rede de esgoto na casa dos moradores”, contou o gestor da Unidade de Negócios do Tocantins da Cosanpa, Paulo Barbosa.

Essa obra teve um investimento de aproximadamente R$117 milhões e é um sistema de grande importância para Marabá, um benefício para saúde, educação e qualidade de vida.

Vale ressaltar que como o sistema já está operando, o esgoto que chega pelas três elevatórias da Cosanpa, já está sendo tratado. “Além das nossas elevatórias, ainda vamos receber mais duas da prefeitura de Marabá e, com isso, mais 800 casas serão beneficiadas. Estamos tendo a possibilidade de tratar os esgotos e também oferecer ampliação. Nosso objetivo é expandir esse tratamento e fazer com que a Cosanpa leve cada vez mais água e tratamento de esgoto para Marabá e para o resto do Estado”, afirmou o presidente da Cosanpa, José Antônio de Angelis.

Presidente da Cosanpa visita as obras em Marabá“A chegada da rede de esgoto nas nossas casas é bom demais. A nossa rua ficava fedendo bastante, agora não vamos mais ter esse incômodo”, comemorou dona Rosana Alves, moradora da Cidade Nova, um dos bairros beneficiados.

A equipe da Companhia de Saneamento do Pará destacou que ainda falta muito para o saneamento do Estado estar excelente, mas enfatizou que o governador do Pará, Helder Barbalho, tem como um dos seus objetivos, melhorar os índices em todo o Estado, por esse motivo a Companhia está focada em procurar recursos para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos paraenses.

Programas Sociais - A Cosanpa tem uma Assessoria de Programas Sociais que atua nos locais que serão beneficiados com obras. Durante a execução da primeira e da segunda etapa da obra em Marabá, as equipes do serviço social da Companhia realizaram diferentes ações nas escolas e na comunidade para ajudar o desenvolvimento da cidade. Os moradores que serão beneficiados com a obra tiveram muitas oportunidades de conhecimento e capacitação.

"Nossas equipes fizeram um trabalho de porta a porta para conscientizar cada morador da importância da consciência ambiental. A Cosanpa está finalizando essa obra muito feliz, pois plantamos uma semente trazendo educação ambiental e desenvolvimento socioeducativo para o município, a população teve uma boa oportunidade de adquirir conhecimento”, concluiu Lene Oliveira, assessora de Programas Sociais da Cosanpa.