Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Estudantes do Acará participam de projeto Horta Escolar

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
21/08/2019 14h10

Estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Eduardo Angelin, da comunidade São Lourenço, no município de Acará, região nordeste do Estado, participaram da primeira colheita das hortaliças e verduras plantadas por eles, no início de maio, por meio do Projeto Horta Escolar – Merenda Escolar com Sabor de Saber Fazer.

O projeto foi um dos 100 selecionados nas regiões Norte/Nordeste, por meio de edital de patrocínio do Banco da Amazônia. O apoio técnico foi dado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). O projeto abrange 60 alunos de 10 comunidades.

Todo o processo de implantação da horta teve o apoio da Emater, que trabalhou, por meio de mutirões, com o preparo da área, mudas, plantio, substrato, cercamento e irrigação. Os cooperados também receberam orientação técnica, na prática, sobre todo o funcionamento da horta. Na opinião da engenheira da agrônoma da Emater, Helenice César, o ganho será de todos – tanto para estudantes quanto para a comunidade.

“Os professores de português podem trabalhar com as crianças os nomes científicos e também sobre o desenvolvimento das plantas, por exemplo. Essa função educativa é importante. Em relação à comunidade, fica a conscientização ecológica, como conservação da água, solos e cuidado com o rio Acará, que passa próximo a Escola, então, é todo um contexto, e todos estão envolvidos”. Cursos de capacitação de horta também foram ministrados pela Emater aos alunos e comunidade.

De iniciativa da Cooperativa Agropecuária de Agricultores Familiares da Comunidade Boa Esperança (Coopabe), o projeto surgiu com a proposta de levar uma alimentação de qualidade para os alunos da escola, comenta Neyla Sousa, coordenadora do projeto. “Além de promover a qualidade de vida dos alunos, com alimentação saudável, valoriza o trabalho do homem do campo, porque os alunos acompanham de perto o tipo de trabalho realizado pelos pais no dia a dia”.

Consciência alimentar e ambiental – Para a pequena Marina Soares, 9 anos, aluna do terceiro ano, a partir do momento que se envolveu com a horta, começou a se importar mais com a alimentação. “Eu percebi que meu interesse por consumir alimentos saudáveis aumentou, sem contar a preocupação com o meio ambiente. Eu também me senti mais disposta para ir à escola”. Marina disse, também, que quer fazer uma horta no quintal de casa. “Minha família gostou da ideia e vamos plantar cheiro verde, tomate, alface”, finaliza.

Apoio – A Emater apoia as atividades desenvolvidas pela Coopabe desde a sua fundação, há dois anos. Esse compromisso foi reafirmado pelo supervisor regional da Emater no Tocantins, Glauber Cunha, que representou a empresa no evento de entrega da horta. Ele elencou o sucesso da parceria. “A Emater foi parceira porque o projeto levou em consideração o envolvimento das crianças e da comunidade, isso é importante”.

O apoio da Emater for reforçado pelo representante do Banco da Amazônia, Alessandro Pereira. “Foi um belo trabalho porque envolveu a escola, a comunidade, o cooperado e a Emater, então, foi tudo muito bem executado, superou as expectativas. O projeto vai servir de modelo para outras comunidades”, finalizou.