Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RISCOS

Hospital alerta sobre importância do aleitamento e os riscos do tabagismo na gravidez

Por Vera Rojas (HEMOPA)
21/08/2019 17h26

“Saúde, amamentação e os males do fumo”. Foi o tema do assunto ministrado por profissionais do Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), na tarde de ontem (20), para cerca de 40 mulheres que são atendidas no serviço de Segurança Alimentar, que é um dos programas ofertados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. A ação de educação em saúde, coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização do hospital, teve o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno e os malefícios do tabagismo no período gestacional.

A ação faz parte do “Agosto Dourado” com intuito de estimular não apenas a amamentação como também a participação ativa dos pais, familiares, amigos e apoio no local de trabalho, neste processo de aleitamento dos bebês.

De acordo com a assistente social, Rosalvina Azevedo, essas ações são de suma importância para alertar ao público feminino sobre esses temas. “É preciso quebrar alguns tabus e mitos existentes. A palestra foi relevante também para mostrar a importância do atendimento com profissionais especializados na área, para assim, não causar danos futuros para as mães e aos bebês”.

Durante a ação no CRAS, foram repassadas orientações quanto à necessidade do aleitamento exclusivo até os seis meses de vida do bebê que, inclusive, protege a mãe e filho de doenças, aumenta a defesa do organismo, reduz riscos de cânceres, entre eles, de mama e de colo de útero.

Quanto aos males do tabagismo no período gestacional, foi destacado o mal desenvolvimento do feto e as várias doenças associadas ao contato com a fumaça do cigarro, ao nascer, como infecções nas vias aéreas.

Danos do tabagismo - Segundo o Instituto do Câncer (Inca), a mulher grávida que fuma aumenta o risco de apresentar placenta prévia (quando a placenta se implanta na parte inferior do útero, cobrindo parcial ou totalmente o colo do útero), descolamento de placenta e hemorragias uterinas.

Há o dobro de chance de o bebê nascer com baixo peso, 70% de chance de aborto espontâneo, 40% de chance de ter parto prematuro e 30% de chance do bebê apresentar morte perinatal. Além disso, o bebê pode apresentar redução do calibre de suas vias aéreas, levando a uma redução da sua função pulmonar, tornando-o suscetível a crises de dispnéia e a contrair mais infecções respiratórias. Filhos de fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de não fumantes.

A ação no CRAS contou com apoio do maqueiro, Gabriel Trindade na realização das atividades dinâmicas das participantes do evento.

Estrutura hospitalar – O Hospital Geral de Ipixuna dispõe de 21 leitos e oferece atendimento nas especialidades Cirurgia Geral, Clínica Médica e Ginecologia, além de consultas ambulatoriais em Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia, Infectologia, Neurocirurgia, Anestesia, Ortopedia, Urologia e Vascular, obedecendo à classificação de risco, com o objetivo de facilitar o acesso do paciente aos serviços ofertados, referenciado pela Central de Regulação.

A unidade também atende solicitações para exames de ultrassonografia, raio-x, eletrocardiograma e exames laboratoriais, além do serviço de pronto-atendimento referenciado 24 horas.

Serviço - O Hospital Geral de Ipixuna (HGI) fica localizado na Rua Principal, s/n, bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Mais informações pelo telefone, (91) 3811-2631.