Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GRATUITO

Materno-Infantil de Barcarena promove primeiro curso para gestantes

Por Adrielle Sousa (HMIB)
22/08/2019 17h40

Aulas são gratuitas e qualquer grávida com acompanhante pode se inscrever e participarA espera pelo nascimento de um filho é um momento especial na vida de uma mulher e de sua família. Para esclarecer dúvidas que surgem durante esse período, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena, do governo do Estado, inaugura o seu primeiro curso para mulheres grávidas e acompanhantes.

Gratuito e aberto para a comunidade, o curso vai ser realizado no Banco de Leite Humano da unidade, todas às quartas-feiras, às 14h. As inscrições podem ser feitas diretamente na recepção do hospital.

Por meio das aulas e orientações, a família pode entender sobre os tipos de parto, cuidados com o bebê, técnicas de amamentação, além de conhecer os profissionais e a estrutura das salas de parto da unidade de saúde.

A equipe do Banco de Leite do Materno-Infantil promove a ação por reconhecer o momento como único na vida da mulher, tanto para as mães de primeira viagem, quanto para as que já viveram essa experiência. “É importante que ela conheça bem as mudanças que irão ocorrer em seu corpo durante esses meses e tenha acompanhamento especializado. Os cuidados deverão ser ainda maiores em gravidez considerada de risco” afirma a nutricionista Danielly Souza.

A moradora de Abaetetuba Fernanda Neri foi uma das usuárias que participou do curso e contou que foi uma ótima oportunidade para tirar dúvidas diretamente com os profissionais. “Tive acesso a diferentes conteúdos, conheci o ambiente e os profissionais. Aprendi que há diferentes técnicas a serem empregadas na hora do parto e entendi que posso ter o parto humanizado, com apoio do meu esposo ao lado, com uma equipe me auxiliando, e recebendo todo o apoio psicológico que eu preciso".

O curso é ministrado por uma equipe multiprofissional da unidade, composta por enfermeiros, terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social, entre outros. Ao final, a mãe recebe um certificado de aprendizado pelo Materno-Infantil de Barcarena, conhece o Banco de Leite da unidade e participa de ações de humanização.

Estrutura – Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. Mantida pelo governo do Estado, é uma unidade pública que atende média e alta complexidades.

O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

Serviço:

Curso gratuito para gestantes. Todas às quartas-feiras, às 14h, no Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan. As inscrições podem ser feitas diretamente na recepção da unidade de saúde.