Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORIENTAÇÃO

Hospital Oncológico Infantil leva educação em saúde para casas de apoio

Por Marcelo Leite HOIOL (HOIOL)
23/08/2019 11h05

Profissionais de saúde orientaram trabalhadores das casas de apoioQuando não estão internadas no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, onde fazem tratamento contra o câncer, é nas casas de apoio que a maioria das crianças e seus acompanhantes ficam hospedadas até o momento em que retornam ao hospital para uma consulta ou internação.

Atualmente duas grandes casas de apoio, Menino Jesus e Ronald McDonald Belém, recebem mais de 80% dos pacientes atendidos pelo Oncológico Infantil, hospital do governo do Estado. A maioria é do interior do Pará ou do Estado do Amapá, onde o hospital também é referência de tratamento especializado.

Para garantir que as casas de apoio não sejam apenas um local de hospedagem, mas também de segurança e de promoção de saúde para os pacientes, uma equipe do Oncológico Infantil esteve na casa Ronald McDonald Belém nesta semana. A visita teve como objetivo ampliar a parceria já existente entre as instituições, com suporte à ampliação das atividades de humanização, segurança no trabalho e de educação em saúde para os usuários e funcionários da casa.

No primeiro encontro, a enfermeira Adrielle Monteiro, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade, falou sobre a importância da higienização correta das mãos e do ambiente como forma de garantir a segurança das crianças e dos próprios funcionários da Casa. “A higienização das mãos deve fazer parte da rotina de todos que mantém contato com as crianças seja dentro ou fora do hospital, e as casas de apoio acabam sendo uma continuidade desse cuidado”, alertou Adrielle.

Com a visita na Casa Ronald, o Hospital Oncológico Infantil dá continuidade a um trabalho iniciado em maio na casa Menino Jesus. Na ocasião, uma equipe de enfermeiros e profissionais de diferentes áreas assistenciais visitaram a instituição e conversaram com as acompanhantes e a direção da instituição sobre produção de alimentos, dinâmicas ocupacionais e a elaboração de projetos para o Hospital e para a Casa.

Sobre o Hospital
O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma unidade pública de saúde e referência para o diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil. A unidade atende cerca de 900 crianças de municípios do Pará e de estados vizinhos, como o Amapá. Em três anos foram mais de 800 mil atendimentos realizados, entre eles 87.384 sessões de quimioterapia e 41.049 consultas, com um índice de aprovação atual de 98% dos usuários.