Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORGÂNICO

Horta orgânica do HGI reforça alimentação saudável servida para colabores e usuários

Por Mikaella Moraes (HRPL)
23/08/2019 11h26

A equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), do Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), tem elevado significativamente a qualidade da alimentação que é servida aos pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital, após implantar a horta orgânica, que é um projeto desenvolvido pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH). No espaço, há uma variedade de hortaliças, legumes, verduras e ervas estão sendo cultivadas a fim de proporcionar refeições ricas em nutrientes, que contribuem, inclusive, na recuperação de pacientes com maior demanda nutricional.

De acordo com a nutricionista do HGI, Gisele Madureira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo de vegetais superior a 400g/pessoa/dia para se preservar ou incrementar a saúde. “As hortaliças são ricas em vitaminas e sais minerais, com bom teor de proteínas e fibras, além de outros benefícios dietéticos e até terapêuticos. Além de fortalecer o sistema imunológico, refeições com nutrientes adequados e equilibrados contribuem para a melhoria do estado de saúde do usuário”, explica.

Na horta, construída em uma área de aproximadamente 100m², foram plantados coentro, espinafre, couve, chicória, cebolinha, alface, abóbora, beterraba, rúcula, pepino, camomila, erva-doce, boldo, capim-santo, hortelã. Tudo 100% orgânico. A produção é destinada ao preparo das refeições e consumida no próprio hospital.

Além de ganho nutricional, a horta também tem proporcionado uma economia significativa para o hospital. De janeiro a junho deste ano, entre almoço e jantar, já foram servidas, no HGI, mais de 26 mil refeições, dentro dos padrões de qualidade de forma sustentável.

De acordo com o diretor administrativo e financeiro do HGI, Cledes Silva, a horta tem sido fundamental na garantia de uma alimentação mais saudável, com maior poder nutritivo, além de incentivar os colaboradores na prática de uma alimentação saudável e livre de resíduos químicos e agrotóxicos.

Cledes cita, ainda, outro benefício que é o incentivo do trabalho em equipe e o manejo da terra. “Sabemos que uma alimentação saudável e de boa qualidade é um direito universal de todos”.

Outro fator importante está na redução dos custos no preparo das refeições. De acordo com o diretor, a prática poderá gerar uma economia de mais de 5 mil reais, por ano. “Em apenas um mês tivemos uma economia de R$ 461,86. Levando em consideração esses valores, conseguiremos economizar, em 12 meses, o montante de R$ 5.542,32, com base no preço médio atual desses produtos em supermercados e feiras livres locais”, estima.

Sustentabilidade – A horta orgânica do HGI, além de preservar os princípios de uma alimentação saudável, também tem gerado ações de sustentabilidade. Uma dessas ações foi a arrecadação de garrafas pet, a qual foi feita de forma voluntária pelos colaboradores para a substituição dos canteiros de madeira. Caixotes de pinho e cartelas de ovos, utilizadas como sementeira, também compõem a nova estrutura da horta que virou o xodó dos colaboradores.

“A horta tem sido muito acarinhada por todos. Todo mundo vai lá e faz um pouquinho”, afirma a presidente do GTH, e madrinha do projeto, Auciléia Medeiros, bem como é observado o carinho e zelo pelo auxiliar de serviços gerais, Antônio Barbosa.

Para o sucesso do projeto, o HGI conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipixuna do Pará, que por meio das secretarias de obras e agricultura, tem doado parte da estrutura física, adubos e sementes, além de informação técnica. “Até o momento, a horta não teve nenhum custo para a instituição, pois todo material foi adquirido via doação e somos nós, os colaboradores, que realizamos o trabalho”, finaliza.

Serviço – O Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI) fica localizado na Rua Principal, s/n, bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Outras informações pelo telefone: (91) 3811-2631