Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital do Marajó festeja dia da infância com 98% de satisfação dos usuários

Por Lucas Brilhante (HRPM)
23/08/2019 15h21

Neste sábado (24), comemora-se o Dia da Infância, data para refletir sobre os direitos das crianças, entre eles, à alimentação, educação, lazer e saúde. O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, tem a preocupação de cuidar e prestar assistência segura, de qualidade e humanizada aos seus pequenos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O teste do pezinho está entre os cuidados do Setor de Pediatria do Hospital do MarajóCom mais de 98% de satisfação de seus usuários, a unidade de saúde dispõe de vários serviços, entre eles, o teste do pezinho, que é um dos exames realizados logo após o nascimento. Ele é feito através de coleta sanguínea venosa, método que diminui o desconforto causado ao recém nascido. De extrema importância, o teste ajuda a diagnosticar doenças que podem prejudicar futuramente o desenvolvimento da coordenação motora e do sistema nervoso do bebê, antes que os sintomas apareçam.

O hospital dispõe também de atendimento em pediatria, com UTI Neonatal e Pediátrica (5 leitos em cada uma), e brinquedoteca, que busca reduzir o impacto da hospitalização e proporcionar um ambiente mais humanizado, prazeroso, aconchegante e lúdico, o que contribui para a recuperação do estado de saúde dos usuários.

A unidade possui ainda projetos desenvolvidos para o bem estar das crianças internadas e em atendimento, entre eles o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame), programa Pai Canguru e a oferta de emissão de certidão de nascimento. Na área da educação, o hospital executa o projeto Vagalume, que estimula a leitura infantil e de seus acompanhantes.

Há também o Espaço da Gestante, que durante o pré-natal, oferece às mães e seus bebês acompanhamento de uma equipe multiprofissional composta por obstetra, enfermeira, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social, fisioterapeuta e psicólogo, em um espaço que garante segurança e conforto às usuárias e seus filhos.

Para a pediatra Elizangela Uchôa, cuidar da saúde das crianças é essencial. “O nosso acolhimento envolve o bebê e seus familiares, que muitas vezes chegam abalados, fragilizados. E ai, nós mostramos que podem confiar na equipe, no nosso trabalho”.

Atuando na UTI Neonatal, a enfermeira Fernanda Tavares ressalta a importância desse acolhimento, especialmente neste setor. “A gente tem todo cuidado, acompanha o recém-nascido, dando todo o apoio necessário. A sociedade precisa olhar mais pelas nossas crianças”.

José Silva Freitas, 46, conta que a assistência recebida pela filha de 11 anos no hospital de Breves está sendo essencial para sua recuperação. “Aqui o atendimento é excelente, um cuidado imenso. Só tenho a agradecer. Com toda calma, eles cuidam dela”, disse. A família reside na zona rural de Breves. A garota já passou por duas cirurgias no abdômen e está internada há 19 dias.

Dentro da assistência de média e alta complexidade, o hospital conta ainda com clínicas integradas, ofertando várias especialidades, entre elas, obstetrícia e pediatria.

Dados de atendimentos – No primeiro semestre deste ano, a unidade de saúde realizou 256 partos (entre cesáreos e naturais) e cerca de 1,2 mil consultas em obstetrícia. No setor de pediatria, foram 1.161 consultas ambulatoriais e 292 internações. Nesse mesmo período, foram efetivadas 2.086 atendimentos pré-natais.

O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade do governo do Estado, que presta assistência, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), para mais de 300 mil habitantes vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (8ºCRS), composto por Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço, Gurupá, além de Breves.

Dia da Infância – A data foi instituída pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são consideradas crianças as pessoas com até 12 anos de idade incompletos. A lei garante ainda que essa população deve ter seus direitos assegurados e as oportunidades necessárias para seu pleno desenvolvimento.

Serviço:
A unidade do governo do Estado oferece atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, e está localizada na avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/2127.