Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ

Uepa inaugura brinquedoteca para atender até 100 crianças

Por Daniel Leite Júnior (UEPA)
23/08/2019 21h35

Nesta sexta-feira (23), o Campus XI da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no município de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense, inaugurou a Brinquedoteca Prof. Maria Edinir Alves Bezerra, que funcionará como um laboratório de socialização para estimular atividades coletivas e lúdicas na comunidade.

A expectativa da Uepa é atender, aproximadamente, 100 crianças por semana, além de manter as portas abertas para diálogos com escolas públicas da região. “É muito importante a Universidade caminhar lado a lado com a comunidade ao seu redor, e a criação desse espaço é mais uma ação em prol dessa tarefa”, afirmou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.

A criação de um espaço interdisciplinar para todas as graduações ofertadas em um dos campi da Uepa reforça a missão de interiorizar a educação superior no Pará, que a Universidade carrega no seu estatuto. A implantação da brinquedoteca em homenagem à primeira aluna do Campus XI, a professora Maria Edinir Alves Bezerra, também reafirma essa atuação. “Para nós, é um orgulho oferecer mais um espaço de fomento ao conhecimento e à cidadania ao fazer uma homenagem à trajetória de uma pessoa que lutou pela educação paraense durante toda a vida, como a professora Maria Edinir”, ressaltou o coordenador do Campus XI, Samuel Campos.

A programação de inauguração contou com duas contações de histórias e a participação de alunos das escolas E.M.E.I Nossa Senhora de Nazaré e a E.M.E.I Abelhinha, que conheceram o espaço, além de familiares da homenageada, que receberam a placa com o nome da professora. “O legado educacional que a minha esposa deixou na cidade é de grande importância para todos nós, pois ao receber a homenagem da Uepa pude sentir o valor que a instituição dá às famílias da comunidade de São Miguel do Guamá, representadas em cada uma das crianças de nossa cidade”, frisou Angenor Bezerra, marido de Maria Edinir.

Creche - A brinquedoteca também funcionará como creche para filhos de estudantes do Campus XI da Uepa, oferecendo a possibilidade às mães universitárias de estudarem com tranquilidade. “Quando descobri que seria criada uma brinquedoteca na Universidade, e que também funcionará como creche para os nossos bebês, que são carregados no colo em sala de aula para não faltarmos, senti um grande estímulo me impulsionando a não desistir da minha formação acadêmica”, disse a aluna do curso de Licenciatura em Letras, Lígia Oliveira.

“O lançamento da brinquedoteca, além de ser muito bom para nossos laboratórios de pesquisa, também será um espaço de formação de seres sociais que pensem a coletividade, onde a criança e o discente se retroalimentam nesse processo”, afirmou a aluna de Licenciatura em Filosofia, Luana Assumpção, que está grávida.