Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONVERSAS

Uepa leva acessibilidade e educação no trânsito à Feira do Livro

Por Ize Sena (UEPA)
24/08/2019 09h45

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) vai participar da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, com uma série de atividades que envolvem palestras, debates e serviços. O evento vai ocorrer de 24 de agosto a 1º de setembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, localizado na avenida Doutor Freitas, s/n, bairro do Marco.
 
Neste sábado (24), das 10h às 13h e na abertura oficial, às 19h, a professora, Scheilla Abbud, representará a Universidade no 17º Stand, destinado a informar sobre o autismo. A docente é integrante do Grupo de Trabalho do Projeto Clínica Escola do Autismo (Cetea) e uma das autoras do projeto da primeira especialização pública, em nível estadual no Pará, em transtorno do espectro autista. O Curso pretende oferecer suporte teórico e prático para capacitar professores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, entre outros profissionais que atuam com pessoas autistas visando um melhor atendimento a esses pacientes. O objetivo é formar inicialmente 100 profissionais especialistas em autismo. 
 
No dia 31, às 17h, haverá a roda de conversa Autismo: a Voz e a Vez da inclusão, em que falarão profissionais da saúde e um jovem autista. Ao longo da Feira, associações de familiares de autistas farão a divulgação das ações desenvolvidas, no stand.
 
Educação no Trânsito - Neste domingo, 25 de agosto, às 17h, as professoras da Uepa, Ceila Ribeiro de Moraes, Diana Ferreira, Elizabeth Carvalho de Oliveira e Jacirene Vasconcelos de Albuquerque, autoras dos livros Iaçá e sua bicicleta; Curupira. Superamigo do trânsito; Navegando nos rios da Amazônia com a Iara, irão realizar uma tarde de autógrafos, no estande 63º na Feira do Livro.
 
A coleção intitulada Educação para o trânsito, da editora Cultural do Brasil, é contextualizada com personagens folclóricos e explora temas transversais como saúde, meio ambiente, ética e cidadania nas diversas áreas de conhecimento, focados na mobilidade em vias terrestres e fluviais. As obras de destacam por conter informações sobre trânsito que também contemplem o universo ribeirinho, o fluxo de pessoas e embarcações em rios da região Amazônica.
 
Acessibilidade – O serviço de guia vidente e de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) será ofertado pelo Projeto Lamparina Acesa Literatura Acessível, vinculado ao Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma) da Uepa. Pela primeira vez, o Projeto terá um stand, para levar acessibilidade literária às pessoas com deficiência visual e com deficiência auditiva. Vinte e quatro voluntários irão trabalhar em regime de escala, durante todos os dias da Feira, das 10h às 22h, para receber o público. No dia 28 de agosto, às 14h, ocorrerá uma roda de conversa sobre acessibilidade literária. 
 
Neste mesmo dia, às 15h, a professora e coordenadora do Cuma, Josebel Fares, ministrará uma palestra, com o tema Vozes do Imaginário Marajoara. “Vou falar sobre a pesquisa "Poéticas orais do Marajó". O que essas pessoas que moram lá contam. É importante falar disso para que as pessoas conheçam a Amazônia”, disse a professora. 
 
Educação Indígena - No dia 30 de agosto, na programação Vozes Indígenas e originárias, às 16h, a mestranda  em Educação Escolar Indígena da Uepa, Matania Surui, participa da mesa redonda “Patrimônio e Memória: perpetuação, vivência e cultura”. Já às 19h, uma nova mesa discute Os dilemas da educação escolar indígena, com a participação da coordenadora do  Núcleo de Formação Indígena (NUFI) da Uepa, Joelma Alencar e da mestranda da Universidade, Lili Chipaia.
 
Eduepa – Durante todos os dias da Feira, a Editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa) também estará presente, junto com a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). No total são 29 obras que estarão à disposição do público, sendo cinco lançamentos. 
 
Também ao longo dos nove dias de programação, os docentes e técnicos da Uepa podem utilizar o CredLivro, bonificação concedida para aquisições de obras na Feira do Livro e das Multivozes.  A consulta pode ser realizada pelo endereço eletrônicohttps://sistemas.uepa.br/feiradolivro2019/grid_servidores/, utilizando a numeração do CPF do favorecido. 
 
Serviço:
23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
Data: 24 de agosto a 1º de setembro
Horário: 10 às 22h
Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, localizado na avenida Doutor Freitas, s/n, bairro do Marco.
CredLivro: https://sistemas.uepa.br/feiradolivro2019/grid_servidores/