Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESQUEMA DE SEGURANÇA

Polícia Militar monta forte esquema de segurança para o RexPa

Por Taiane Figueiredo (PM)
24/08/2019 12h59

O grande clássico de futebol do Pará que arrasta multidões apaixonadas para o Estádio Olímpico do Pará, o 'Mangueirão', em Belém, e tem como atração os times do Remo e do Paysandu, vai ganhar mais um episódio decisivo no próximo domingo, 25. O vencedor da disputa vai abrir caminho para a almejada Série B.

Os torcedores remistas e bicolores que acompanham de perto a emocionante disputa, vão poder apreciar o jogo com a presença reforçada da Polícia Militar. A corporação, por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e outras unidades da PM, está organizando uma operação diferenciada que envolve centenas de policiais militares.

Um grande esquema de segurança será montado para garantir a tranquilidade de aproximadamente 35 mil torcedores que devem comparecer ao Estádio. O policiamento será realizado antes, durante e depois do RexPa, marcado para iniciar às 18h. Aproximadamente 1.000 policiais militares fardados e equipados irão realizar ações de segurança pública e defesa social nas modalidades a pé, motorizado e montado.

Todos os portões que dão acesso ao Estádio Olímpico do Pará irão receber equipes de policiais militares com o apoio de 78 viaturas e 21 motocicletas, ao todo. A área do estacionamento, que recebe uma grande quantidade de torcedores, antes do início da partida, também irá receber as tropas da corporação que irão realizar patrulhas, abordagens e fiscalizações no local para inibir eventuais ações delituosas.

As bilheterias e arquibancadas do Estádio vão contar, também, com o reforço do policiamento a pé. Os militares serão distribuídos em locais estratégicos, com o suporte de 200 rádios HT. O equipamento vai servir para facilitar a comunicação entre os agentes, por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop) e também vai permitir uma ação pontual da Polícia Militar durante as ocorrências.

Além do efetivo empregado na área interna e externa do Estádio, várias equipes de policiais militares irão reforçar o policiamento nas ruas e avenidas próximas ao ‘'Mangueirão’’. As viaturas vão realizar a Operação Visibilidade nos corredores de fluxo intenso de pedestres e veículos.

O tenente-coronel Paulo Roberto Vale Pereira Carneiro Filho, subcomandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e que está à frente da Operação, destaca que a ação será dividida em momentos específicos de policiamento. ‘’O início da ação será feita nas primeiras horas do dia com a recepção, posicionamento e vistoria dos vendedores ambulantes. Posteriormente, os policiais irão fiscalizar, supervisionar e realizar o bloqueio das vias para facilitar o acesso e manter a organização no local’’, disse o oficial.

‘’Durante o período da tarde, será empregado o maior efetivo de policiais na área interna e externa do "Mangueirão". Esses policiais irão realizar o acompanhamento de perto do torcedor durante a partida. Por fim, os militares serão empregados também na saída, para assegurar a dispersão segura dos torcedores e o escoamento dos veículos’’, finalizou.

O policiamento irá contar com as tropas Batalhão de Guarda (BPGda), Batalhão de Polícia Tática (Bpot), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Batalhão de Choque (BPChoque), Batalhão de Polícia Penitenciária (Bpop), Companhia Independente de Polícia Turística (Ciptur), Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipoe), entre outras unidades.